Nova Lima em primeiro lugar no Estado em redução de crimes

Para o secretário de Segurança e de Trânsito, Cristiano Gomes, a integração entre forças de segurança amplia a eficiência policial pelo aperfeiçoamento técnico, aprimora os procedimentos através da integração de sistemas de inteligência pela afinidade de atuação de cada instituição.

Um levantamento feito pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado de Minas Gerais (SEJUSP) apontou que a Região de Nova Lima, Raposos e Rio Acima registrou uma queda violenta nos números de criminalidade em 2023. Notadamente, Nova Lima ocupou o primeiro lugar geral no ranking de redução de crimes violentos em todo o Estado de Minas Gerais. O município registra hoje uma redução de 49% das ocorrências de crimes violentos e uma diminuição de 25% do número de homicídios. A cidade também se destaca com os menores índices de criminalidade em toda a Região Metropolitana. Os dados do SEJUSP são surpreendentes e mostram que os registros de criminalidade violenta em Nova Lima caíram de 253 casos em 2019, para 146 em 2022, e 50 casos agora em 2023.

Os números obtidos pelo levantamento refletem o cenário atual de seguridade do município e são resultado do trabalho que vem sendo realizado pela gestão João Marcelo Dieguez para promover a segurança em ambientes urbanos em toda cidade, através da prevenção de ações criminosas e da proteção dos cidadãos

Além da utilização de tecnologia ultramoderna e indispensável no êxito do trabalho dos agentes policiais através do sistema de videomonitoramento de toda a cidade, há a atuação conjunta com outras instituições de segurança pública fundamental para tornar Nova Lima uma cidade segura.

Integração de sistemas de inteligência

Segundo informou o secretário Municipal de Segurança e Trânsito, Cristiano Gomes, um intercâmbio que vem sendo realizado junto às Polícias Civil e Militar, a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros mostra que integrar as forças amplia a eficiência policial pelo aperfeiçoamento técnico, aprimora os procedimentos de segurança através da integração de sistemas de inteligência pela afinidade de atuação de cada instituição.

Cristiano Gomes informa que Nova Lima possui hoje o mais moderno sistema de monitoramento por vídeo, com a instalação de mais de 400 câmeras de olho vivo com alta definição integradas ao Centro Integrado de Ações Preventivas (CIAP), que estabelecem uma vigília constante em todos os pontos estratégicos da cidade, promovendo um fator de dissuasão forte em relação à ofensa criminal, levando o criminoso a mudar de opinião nas intenções de delitos. O número de câmeras instaladas chegará a mais de 500 equipamentos quando o projeto de segurança atingir até o bairro Água Limpa.

Cristiano Gomes ressalta que a atual gestão vem atuando fortemente no incentivo à segurança, através do treinamento intensivo dos agentes, da utilização de tecnologia e novos equipamentos, como por exemplo drones de grande alcance, novas viaturas policiais e na renovação do armamento da Guarda Municipal. “Estamos cuidando de Nova Lima de uma forma diferente, inovadora, moderna, com um formato exemplar de cooperação e intercâmbio entre as instituições, realizando ações que refletem os números da segurança. Operamos hoje com 330 câmeras que geram imagens para o CIAP. Na região norte, no Vila da Serra, por exemplo, temos atualmente 35 câmeras de monitoramento com leitura de placas e algumas estarão em operação completa até o dia 15 de outubro”, ressaltou.

Ainda segundo o secretário, o sistema de videomonitoramento contribuiu muito para a melhora dos números, facilitando investigações, permitindo uma rápida identificação dos autores. “A presença das câmeras em si já evita muitas ocorrências. O uso desta ferramenta tem sido fundamental no atendimento das ocorrências e mostra como todos os processos de segurança são aprimorados com esta tecnologia que nos fornece leitura facial de placas de veículos, entre outros. Os dados fornecidos pelas câmeras e compartilhados dentro do CIAP e a atuação conjunta das forças de segurança permitem uma atuação mais efetiva para a prevenção e repressão a crimes e ilícitos”, destacou.

Compartilhamento de câmeras nos condomínios

O sistema inteligente utilizado pela Prefeitura de Nova Lima avisa em caso de movimentações suspeitas de pessoas e veículos por meio da leitura facial e de placas, otimizando a ação dos agentes por identificar o local exato para onde as equipes devem ser acionadas e atender às ocorrências. Ele também confere mais celeridade das investigações, permitindo a rápida identificação dos autores. A título de exemplo do efeito de dissuasão das câmeras, os últimos eventos realizados na cidade, como o Carnaval e a Festa do Cavalo, com recorde de público em vários dias seguidos, ocorreram com tranquilidade e com sucesso total da segurança.
O secretário Cristiano Gomes antecipou que o município irá publicar um edital para a permissão de compartilhamento de câmeras nos condomínios residenciais e no comércio com interligação ao CIAP, para aqueles que optarem pelo cercamento de segurança, a exemplo do que é realizado em Belo Horizonte. E, também anunciou a realização de um outro edital para o concurso de agentes da Guarda Municipal, previsto para o mês de novembro próximo. “Há mais de 20 anos não acontece um concurso dessa natureza. Esse projeto ainda irá passar pela Câmara Municipal para aprovação pelos vereadores. A ideia é contratar via concurso cerca de 150 novos agentes para a Guarda Municipal, oferecendo um serviço de maior alcance por parte desses profissionais”, revelou.

Aliado a todo o processo de cercamento eletrônico da cidade está ainda o protocolo de intenções assinado pelo prefeito João Marcelo e a Polícia Rodoviária Federal, com a instalação de câmeras na BR-040, no trecho entre o Viaduto do Mutuca e o bairro Água Limpa, o que irá otimizar a segurança também na rodovia. (Veja matéria nesta edição).

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *