Nova Lima faz adequação ao projeto para a construção do Viaduto da Ferradura na BR-356

A Secretaria de Obras da Prefeitura de Nova Lima, juntamente com uma empresa especializada, vem trabalhando na adequação do projeto estrutural do viaduto em formato de ferradura, que está previsto para ser construído na divisa de Nova Lima e Belo Horizonte, mais precisamente no Belvedere.

Após uma reunião agora em julho, no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), em que contou com a presença do prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez e membros da Prefeitura de BH, foi apontada uma solução para o entrave das obras de mobilidade no trevo do BH Shopping, sob responsabilidade das Prefeituras de Nova Lima e de Belo Horizonte. Nova Lima ficou responsável pela construção deste viaduto, enquanto a PBH tem outras obrigações dentro do plano de mobilidade urbana na região.

O encontro tratou da construção do viaduto da Ferradura, que ligará as BR’s ao Anel Rodoviário. Na ocasião, o superintendente da Sudecap, Henrique de Castilho, chegou a dizer que o problema estava relacionado a um dos pilares do viaduto. “Chegamos a uma solução que passa pela parte técnica e vamos alterar o local do pilar do viaduto para atender às especificidades do Instituto Estadual de Florestas (IEF)”, explicou.

O promotor de Justiça Lucas Pardini, coordenador Regional do Meio Ambiente das Bacias dos Rios das Velhas e Paraopeba, no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, do Patrimônio Cultural e da Habitação e Urbanismo (Caoma), participou da reunião. Ele ressaltou que a solução encontrada atende às regras de proteção ambiental. “A solução encaminhada na reunião é, sobretudo, tecnicamente adequada, inclusive sob o aspecto ambiental, já que está em linha com o posicionamento do órgão técnico competente, no sentido de que não se trará nenhum prejuízo ecológico à unidade de conservação”, afirmou o promotor.

De acordo com o prefeito de Nova Lima, João Marcelo, o projeto será adequado à área de desafetação da Estação Ecológica do Cercadinho – unidade de conservação que abrange mais de 225 hectares, no limite entre os municípios de Belo Horizonte e Nova Lima. “Já temos o projeto executivo e os recursos financeiros, que conseguimos por meio de contrapartidas urbanísticas. O próximo passo é enquadrar o projeto de engenharia do viaduto na área do Cercadinho que já está desafetada para iniciarmos as obras”, detalhou João Marcelo.

O prazo para o início das obras ainda não está definido. Em todo o complexo viário serão investidos cerca de R$ 250 milhões, sendo R$ 100 milhões pela Prefeitura de Nova Lima e o restante pela Prefeitura de Belo Horizonte.

O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, que conduziu a reunião, disse que “foi encontrada a solução para a concretização destas obras – resultado de um trabalho que começou há três anos, com a criação do GT Nova Lima”, concluiu.

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