Nova Lima ganha Trilha Ecológica no Vale do Sereno

Um café da manhã no último dia 6 de outubro marcou a inauguração do percurso de aproximadamente 2 km, que é um verdadeiro oásis na porção norte da cidade. O caminho está inserido em uma área de 40.000 m2 de APP.

O bairro Vale do Sereno está requalificando a região, vai transformá-la em centralidade, proporcionando aos moradores morar, trabalhar, estudar e se divertir no mesmo lugar, e está entregando à cidade de Nova Lima uma trilha ecológica que será o ponto de partida do Jardim das Águas, um parque ecológico com mais 500 mil metros quadrados de Áreas de Proteção Permanente (APPs), situado nos fundos de vale de toda a região Norte do município. Os dois equipamentos públicos de integração entre a comunidade e a natureza são fruto de uma parceria entre a prefeitura de Nova Lima e a iniciativa privada.

Um café da manhã em plena natureza, seguido do plantio de várias espécies pelos convidados, realizado no último dia 6 de outubro, marcou a inauguração da trilha que é o primeiro equipamento a ser entregue. Ela possui um percurso de aproximadamente 2 km, começando na Rua Vinhático (na esquina da Rua do Vale, no Vila da Serra) até à Rua Ipê Branco, no Vale do Sereno. O caminho está inserido em uma área de 40.000 m2 de APP. O local receberá praças que vão marcar as entradas do Parque Ecológico. Os espaços vão promover a interação dos ambientes com as pessoas, que vão frequentar a região, com atrativos inéditos em comparação a todos espaços públicos, além de fauna e natureza exuberante.

Parque Jardim das Águas

O Jardim das Águas é um parque com mais de meio milhão de metros quadrados de APPs, totalmente situado em fundos de vale da região e que será instalado em parceria entre a Prefeitura de Nova Lima, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e a iniciativa privada. Todas as trilhas do parque serão interligadas por praças. A primeira delas está localizada na Rua do Vale, na divisa entre Vila da Serra e Vale do Sereno. O projeto arquitetônico dessa praça já foi concluído.

A trilha ecológica passa por cursos d´àgua, nascentes e cascatas. O local possui sinalização de totens para orientar e estimular a preservação do bioma natural. Além disso, escadas, passarelas e mirantes compõem a infraestrutura do local. Segundo André Ayres, arquiteto e idealizador do projeto Novo Vale do Sereno, esse é um projeto inédito que promove a integração entre a comunidade e a natureza. “Aqui as pessoas são protagonistas dessa transformação, que ganha contornos reais com a abertura à população, desse primeiro equipamento público, uma trilha que vai contornar o bairro. É um projeto arquitetônico diferenciado de tudo que existe, daí o seu ineditismo. Ele prevê a construção de espaços que irão promover a interação dos ambientes com as pessoas que irão frequentá-los, com atrativos inéditos em comparação a outros equipamentos públicos da região”, informou.

A trilha ecológica possui uma infraestrutura que torna o passeio seguro e naturalmente surpreendente, uma vez que no meio do caminho será possível se deparar com várias espécies de passarinhos, pacus, caxinguelês, saguis, borboletas e até um veado campeiro costuma aparecer de longe para os visitantes. “Estamos em meio a um oásis com córregos, cascatas e uma diversidade de fauna e flora entre os bairros mais nobres da porção norte de Nova Lima: o Vale do Sereno, Jardinaves, Jardim Mangabeiras e Jardim da Torre. Esta é uma solução de convívio entre a expansão imobiliária e a preservação do meio ambiente, onde a natureza e a cidade se harmonizam de forma sustentável”, definiu André Ayres.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *