Aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho, atender às demandas das empresas locais, fortalecer os microempreendedores e descentralizar os núcleos digitais estão contemplados em vários programas da prefeitura.
Nunca se falou tanto em empregabilidade como nas últimas décadas. Em termos práticos, ela diz respeito à capacidade que um profissional tem de conseguir uma vaga de emprego e, sobretudo, de se manter nele. Para isso, considera-se também as competências e habilidades e questões interpessoais do candidato, como empatia, socialização, trabalho em equipe e por aí vai. Nesse contexto, a Prefeitura de Nova Lima vem trabalhando na qualificação de mão de obra da sua população, aumentando as chances de inserção dos nova-limenses no tão concorrido mercado de trabalho. Além de buscar atender às principais demandas das empresas locais, a gestão atual também está atenta às atividades com maior possibilidade de gerar empregos, inclusive, para os microempreendedores. Outra estratégia é aumentar a oferta em capacitação tecnológica e, ao mesmo tempo, descentralizar os núcleos digitais, trazendo para bairros como Honório Bicalho e Jardim Canadá. Prova de que a cidade nunca investiu tanto na qualificação de seus moradores, como nos últimos dois anos, são os programas e iniciativas em curso e em andamento.
Uma delas é o Banco de Talentos, além de fazer o cadastro para se candidatar às vagas, o interessado recebe ajuda de técnicos especializados na elaboração do currículo e orientações de como se comportar em entrevistas e processos de seleção. Com o mesmo nome, a plataforma virtual é uma ferramenta mais moderna, que, com uso da inteligência artificial, torna a usabilidade do candidato mais fácil e intuitiva. Totalmente gratuito, o serviço funcionará com a versão presencial e, além de ampliar as ofertas de vagas, visa aprimorar o relacionamento entre empregadores e candidatos, bem como maior assertividade na colocação de mão de obra local.
De janeiro a novembro de 2022, os segmentos que mais contrataram por indicação do Banco de Talentos foram a construção civil, conservação e limpeza, comércio, serviços em geral, indústria, entre outros, num total de 552 contratações.
Qualificação de mão de obra
Escolher em qual carreira seguir não é uma das tarefas fáceis para ninguém. Mas a decisão pode receber uma ajuda valiosa da administração municipal, que, no primeiro ano de gestão lançou o Programa Carreiras – para auxiliar os nova-limenses com a oferta de cursos de qualificação e formação profissional. O programa é dividido em várias modalidades, entre elas: Profissões, Tec+, Orientação Profissional, Digital, Express e 3º Setor. É, sem dúvida, uma oportunidade para quem ainda está em dúvidas em que área atuar ou até mesmo de mudar os rumos da carreira. São disponibilizadas atividades de qualificação e formação profissional gratuitas, e o candidato pode escolher a fase de interesse.
Orientação Profissional de Carreira
Acompanhamento e potencialização de carreiras, da inserção no mercado de trabalho à aposentadoria. Nessa fase, a pessoa pode escolher o momento de interesse: meu primeiro emprego, sênior, pré-Enem, empreendedor, entre outros.
Carreiras Tec+
Cursos técnicos de longa duração, em parceria com o Senai, Fiemg e Sebrae, entre eles; biotecnologia, eletrotécnica, informática para internet, segurança do trabalho, administração, programação em jogos digitais, automação industrial, edificações, design gráfico e enfermagem.
Carreiras Express
Oficinas de curta duração e palestras, ministradas por profissionais locais, sobre o mundo do trabalho. Áreas abordadas: gestão empresarial e pessoal, marketing digital, habilidades empreendedoras e iniciação jurídica.
Carreiras do 3º Setor
Consultorias, oficinas e palestras para capacitar representantes de entidades e organizações do terceiro setor quanto à gestão e regularização da instituição. Entidades atendidas: Proreis, Vale da Esperança Futebol, Vale da Esperança Associação, Associação do Mingu, POC, Escoteiros, Casa Sol, Artes da Terra e Associação Cabeceiras.
C@rreiras Digital
Cursos de qualificação voltados para o mundo digital e suas inovações, como: informática básica, Excel avançado, softwares de edição e programação de website.
Carreiras Profissões
Cursos profissionalizantes de média duração para quem deseja empreender, iniciantes no mercado de trabalho e profissionais já atuantes e que desejam se aperfeiçoar. Foram mais de 50 cursos disponibilizados: babá, barbeiro, barman, bombeiro hidráulico, cabeleireiro, camareira, cervejeiro, cozinheiro, cuidador de idoso, desenvolvedor de aplicativos, desenvolvedor full-stack, design gráfico profissional, DJ, e-commerce, eletricista automotivo I e II, especialização do sucesso do cliente, garçom, gestão de mídias sociais, guia de turismo, ilustrador digital, investidor, jardineiro, libras, liderança, gestão e supervisão de equipe, manicure, maquiador, marceneiro, marketing digital, massoterapia, mecânico de automóveis leves, mecânicos de bicicleta, mecânico de máquinas pesadas, mecânico de motos, operador de empilhadeira, operador de guindaste, operador de retroescavadeira, operador de telemarketing, pacote office, pizzaiolo, porteiro, power bi e avançado, powerpoint avançado, projetista, promotor de eventos, salgadeiro, sistemas, técnico de manutenção de computadores, técnico de manutenção de smartphone e tablets, vendas, vigia armado e youtuber.
Elas no Comando
O Programa Elas no Comando é uma iniciativa com vistas a promover o desenvolvimento e a troca de conhecimento entre mulheres empreendedoras. Voltado para nova-limenses que desejam criar seu próprio negócio, que tenham uma ideia de empreendimento formado ou em fase de construção; microempreendedoras individuais, microempreendedora ou proprietária de empresa de pequeno porte (EPP) já constituída em Nova Lima e que tenham CNPJ junto à Receita Federal.
Entre as várias ações que compõem o Elas no Comando, se destaca o projeto Mentalidade Empreendedora. Trata-se de um curso com o objetivo de trabalhar áreas importantes para impulsionar ou criar o seu próprio negócio, como a definição de propósito, perfil comportamental, desenvolvimento de competências, inteligência emocional, planejamento e metas.
Além dele, o programa conta com o Capacita Elas, com ações voltadas para mulheres que concluíram o projeto Mentalidade Empreendedora, com o objetivo de se capacitar em diversas áreas do empreendedorismo – marketing, marca pessoal, gestão financeira, gestão de pessoas, planejamento estratégico e processos.
Além desses, há o Café com Elas, com encontros entre mulheres empreendedoras a fim de promover a capacitação e valorização do trabalho, por meio de palestras, treinamentos e cursos. E ainda, o Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras, evento a ser comemorado no mês da mulher, com o objetivo de abordar temas como empreendedorismo, protagonismo e retomada que serão relevantes para elas aplicarem em seus negócios.
Dando continuidade, a prefeitura ainda fará ações com o projeto Mentoria, uma parceria com instituições de classe empresarial que tenham, como mentoras, mulheres empreendedoras com negócios já estabelecidos e que possam contribuir para o desenvolvimento de outras.
Deixe um comentário