As pessoas e suas memórias são o maior patrimônio que uma cidade pode ter. É com este sentimento que na noite do sábado, do dia 8 de junho, na Praça da Estação, em Honório Bicalho, o público conheceu as memórias por meio de fotografias, relatos e lembranças de nova-limenses que contaram suas histórias através do Projeto Moradores: A Humanidade do Patrimônio.
O evento reuniu familiares, amigos e convidados, além dos participantes das gravações de depoimentos para o filme documentário. O público acompanhou as histórias contadas por moradores, experiências e relatos sob olhar diferenciado de cada cidadão pela cidade. Nova Lima é berço de riquezas e parte dela é justamente composta pelas preciosas histórias dos munícipes, percepções e experiências de quem vive na cidade. O evento, contou com a exibição do filme documentário, apresentações musicais e também com a exposição de fotos dos moradores em painéis 4×2, além do varal fotográfico onde o participante que contou sua história na tenda recebeu uma cópia do seu retrato como uma recordação pela contribuição no Projeto.
Abrir as cortinas da memória
Como palco para ouvir e registrar as histórias, a tenda branca foi montada na Praça da Estação, no distrito de Honório Bicalho, e ao lado da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Santa Rita.
Muitos participantes abriram as cortinas da memória e contaram lembranças da infância, de amigos, trabalhos na cidade, enriqueceram o projeto com seus relatos e recordações. Dentre as várias memórias, o projeto ouviu a história do “Seu” Milton que lembrou sua infância quando garotinho que entregava leite de casa em casa.
O Projeto Moradores chegou a Nova Lima no dia 22 de abril. Até o dia 03 de maio, os munícipes puderam contar suas histórias em pontos importantes da cidade onde era montada a pequena tenda branca. Essa edição do Projeto Moradores é uma realização da NITRO Histórias Visuais, Prefeitura de Nova Lima e da Secretaria Municipal de Cultura.
Deixe um comentário