Novo fórum é inaugurado na Comarca de Nova Lima

Solenidade contou com presença expressiva de desembargadores, juízes e autoridades municipais e estaduais e comunidade. A nova estrutura passará a concentrar as unidades jurisdicionais da comarca.

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, conduziu no último dia 2 de junho, a cerimônia de inauguração do novo prédio do Fórum Augusto de Lima, na Comarca de Nova Lima. A edificação passará a concentrar as unidades jurisdicionais da comarca, que antes estavam instaladas em três prédios.
A solenidade de inauguração iniciou-se na parte externa do fórum, com a execução do Hino Nacional pela Orquestra Jovem do TJMG e o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e do Poder Judiciário. O presidente José Arthur Filho descerrou a fita ao lado do diretor do foro da comarca, juiz Kleber Alves de Oliveira, e das demais autoridades.

O presidente José Arthur Filho enalteceu o sentimento de esperança que o fórum traz para a população. “Sabemos que, na paisagem das cidades, fóruns se estabelecem como espaços emblemáticos, posto que são símbolos da Justiça, com uma força física que os dotam de uma aura especial. Em cada comunidade, o fórum tem uma presença que ultrapassa sua dimensão física, tornando-se uma espécie de patrimônio imaterial, estando longe de ser uma edificação qualquer. É para ali que marcham todos os dias as pessoas, muitas vezes trazendo dentro delas angústias diversas e o profundo sentimento de injustiça. Aqui, elas buscam a restituição de seus direitos; aqui, elas depositam suas esperanças”, disse.

O presidente do TJMG agradeceu ainda o diretor do foro da comarca, Kleber Alves de Oliveira, pela imprescindível colaboração para o bom andamento dos trabalhos e ao Município de Nova Lima, na pessoa do prefeito, João Marcelo Dieguez, pela doação do terreno ao Estado para a construção do novo fórum e aos cidadãos de Nova Lima e dos municípios de Raposos e Rio Acima, que integram a comarca.

O diretor do foro da Comarca de Nova Lima, juiz Kleber Alves de Oliveira, ressaltou as vantagens que serão proporcionadas a partir da nova edificação. “É incomensurável os benefícios que este fórum irá trazer para a Comarca de Nova Lima, com instalações excelentes que atenderão sobremaneira os jurisdicionados, os funcionários da Justiça e os advogados. Aproximadamente 40 mil processos tramitam nas varas da comarca e esse fórum trará maior comodidade e agilidade. O prédio foi projetado para as próximas cinco décadas, de modo que atenderá a população nova-limense e os municípios de Raposos e Rio Acima, que compõem a comarca”, afirmou.

“A mudança para esta nova sede está alinhada ao princípio que nos é comum, que é o de levar a Justiça para todos. Saibam que a Justiça de Minas Gerais tem em Nova Lima as portas sempre abertas e a nossa firme proposta de trabalhar em conjunto para o benefício da população. Quero registrar, ainda, que acompanhei a execução da obra juntamente com o ex-presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, e hoje estamos todos aqui juntos para esta inauguração”, disse o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez.

Estrutura

A construção, que possui cinco pavimentos, abrigará cinco varas: 1ª Vara Criminal e da Infância e da Juventude, a 1ª Vara Cível, a 2ª Vara Cível, a 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais e o Juizado Especial – Unidade Jurisdicional Única. A área do terreno é de 6.500 m2 e o prédio tem capacidade para até nove varas.

A estrutura conta ainda com salas para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público, Defensoria Pública, Central de Mandados, Comissariado de Menores, Oficiais de Justiça e um amplo Tribunal do Júri.

Share this post

Comment (1)

  • Mauricio Araujo Reply

    Enquanto investem Milhoes nesse novo Forum os ɛresos então amontoados nos presidio sendo dutamente maltratados e as. Eles sem Direito algum,vários com processo paadosɛm w presos injustamente uma ausencia total de seus direitos uma vergonha pra mossa sociedade .

    11 de outubro de 2023 at 19:29

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *