Novo presidente da ALMG defende o diálogo e reafirma independência do Legislativo

O novo presidente da Câmara Municipal, Thiago Almeida reforçou que os compromissos dos vereadores serão ampliar o diálogo, manter o rigor com os gastos públicos, fiscalizar, propor e aprovar projetos que sigam melhorando a qualidade de vida da população.

A Câmara Municipal de Nova Lima retornou suas atividades Plenárias no último dia 7 de fevereiro, durante uma reunião solene para instalação da nova Mesa Diretora da Câmara, para o biênio 2023/2024, composta pelo presidente Thiago Almeida e pelos vereadores Joselino Santana (vice-presidente) e Cláudio José de Deus (secretário). O ato se deu em sessão que contou com a presença do prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, de todo o secretariado municipal nova-limense, demais servidores, de representantes da sociedade civil, do governo Estadual e do poder judiciário.

A cerimônia foi marcada por discursos de harmonia, aproximação e entendimento entre os pares do legislativo e executivo e com toda a sociedade. Em sua fala, o novo presidente da Casa, vereador Thiago Almeida lembrou o trabalho exercido pelo seu pai – o ex-vereador Flávio Almeida – e emocionado destacou os ensinamentos recebidos que servirão como exemplos em sua legislatura, para conduzir com competência, seriedade, transparência e eficiência de resultados.

“Encarar os desafios do município”

Durante sua fala, Thiago Almeida reforçou que os compromissos dos vereadores e vereadoras serão ampliar o diálogo com a população, manter o rigor com os gastos públicos, fiscalizar, propor e aprovar projetos que sigam melhorando a qualidade de vida da população. “Temos aqui a presença do prefeito João Marcelo e demais representantes de outros poderes que reafirmam que o equilíbrio e o diálogo serão fundamentais nesta jornada”, destacou o presidente.

“Estamos aqui para lutar e representar 117 mil pessoas que têm esperança na nossa cidade. Quando a gente assumiu há 3 anos, não esperava estar sentado onde estou hoje. Estamos prontos para encarar os desafios do município e quero contar com todos nessa caminhada de dois anos. Essa Casa vai se fortalecer cada dia mais, respeitando os outros poderes, porém sem perder sua autonomia como fiscalizadora do município. Esta é uma cidade rica e próspera e que precisa transferir isso ao seu povo”, declarou Thiago Almeida.

Saldo positivo

O prefeito João Marcelo, por sua vez, frisou a importância da atuação conjunta entre os poderes executivo e legislativo para a cidade. “A Câmara sempre esteve ao nosso lado para ajudar a resolver os mais diversos problemas que se impõem na administração pública. O saldo dessa relação, nos últimos anos, é muito positivo. Seguiremos assim, com união e muito trabalho, para estarmos à altura das responsabilidades” reforçou o prefeito.

O prefeito João Marcelo destacou, ainda, que ele e Thiago Almeida têm o privilégio de serem o prefeito e o presidente da Câmara mais jovens da história da cidade e que isso serve como uma motivação a mais para trabalhar pelo município. “Tenho certeza que pelo dinamismo e capacidade do Thiago e da sua liderança que os bons ventos vão continuar soprando para nossa cidade. Posso afirmar que, nesses dois anos que se passaram e agora com você na presidência eu não me recordo de uma harmonia tão grande nessa Casa. Isso é fruto de muito diálogo e de muita construção coletiva”, disse o prefeito.

Ainda segundo o prefeito, apesar de serem poderes independentes, existe algo que está acima de tudo isso que é o compromisso de ambos com a cidade. “Nosso compromisso é com os nova-limeneses. Foi dessa forma que esta Casa Legislativa nos ajudou a aprovar o auxílio emergencial no difícil período chuvoso que enfrentamos, a tarifa única de R$ 2,00 para o transporte público municipal, as PPPs da Iluminação e da Educação, que também esperamos que aprove a Lei Orçamentária com os vários projetos que apresentamos, e tantos outros que iremos discutir ao longo do ano. Meu desejo é que a gente chegue ao final dos nossos mandatos fazendo com que Nova Lima, que é conhecida como a cidade dos ricos, possa ser sim conhecida pela cidade que não existe mais pobreza, sem fome e com mais qualidade de vida para todos”, ressaltou.

Liderança de Anisinho

O prefeito João Marcelo também reconheceu a liderança do ex-presidente Anísio Clemente Filho, o Anisinho, sua capacidade de coordenar os trabalhos e de promover consensos políticos. E agradeceu por ele estar presente nos momentos mais difíceis da gestão, por confiar nos projetos, por debater e discutir sempre que necessário para que muita coisa se transformasse em realidade. João Marcelo cumprimentou os demais membros da mesa diretora e a cada um dos vereadores presentes nominalmente.
Anísio Clemente foi presidente da Casa por três legislaturas distintas.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *