Vittório Anthony Apps, de 8 anos, é um talentoso escritor mirim diagnosticado com autismo e é destaque no mundo na cena literária.
O jovem Vittório Anthony Apps, com apenas oito anos de idade e residente em Curvelo (MG), tem surpreendido o mundo da literatura com suas conquistas. Diagnosticado com autismo, ele já lançou três obras literárias e recebeu reconhecimento internacional, conquistando prêmios em Paris e Londres. Apesar de sua tenra idade, ele construiu um impressionante portfólio literário, composto por três livros publicados e já se tornou membro da prestigiada Academia Mineira de Belas-Artes.
O pequeno escritor recebeu distinções internacionais notáveis, começando em Paris com o Prêmio Personalidade 2022, entregue em uma cerimônia junto ao Museu do Louvre, pela editora brasileira Mágico de Oz, com representação na capital francesa. Este ano, a honra veio de Londres, por indicação da Associação Internacional de Escritores e Artistas (Literarte).
Contando com o apoio do jornalista e escritor de literatura infantil Newton Vieira, Vittório compartilha sua paixão pelas letras, referindo-se a Vieira como seu padrinho. Além disso, o jovem revela novos planos para sua carreira literária, incluindo a escrita de um novo livro intitulado “As Montanhas da Terra” e outros projetos que serão divulgados posteriormente.
Nascido em Nova Lima
Nascido em Nova Lima, Vittório agora chama Curvelo de lar, junto de sua família. Ele é o único filho da renomada atriz e produtora cultural curvelana, Walkiria Apps, e do engenheiro inglês Anthony Apps.
A mãe conta que o primeiro diagnóstico de seu filho quando tinha 6 anos não foi muito bem conduzido pela profissional que afirmou que sua criança não teria um bom desenvolvimento em vários aspectos. Ela foi orientada pela pediatra a procurar outro profissional que acompanhava Vittorio desde então. “A psicóloga conversou comigo depois de algumas sessões e me relatou o diagnóstico de uma forma incrivelmente linda e amável, dando os exemplos de gênios como Albert Einstein, Lionel Messi e Van Gogh com a mesma síndrome de Asperger (classificada como Autismo de nível 1)”, relata emocionada.
“Lendo minhas histórias”
Ela conta que quando ficou grávida, era proprietária de uma escola de idiomas e gostava de contar historinhas para os alunos como uma forma dinâmica para aprender o inglês. “Podemos considerar que Vittorio começou a ouvir histórias desde quando habitava meu ventre. Quando ele nasceu, as historinhas ficaram mais intensas e a Vovó também ajudou muito nesta formação de ideias fantásticas na sua cabecinha. Quando ele começou de verdade em uma escola aos 4 pra 5 anos de idade, escreveu e publicou junto a escola, seu primeiro livro em um projeto literário”, conta.
Obras como A super turma, Os pinguins de Madagascar e As estrelas do Espaço que hoje é distribuída gratuitamente nas escolas com o Projeto Viajando pela Leitura com mais de 20 mil exemplares nas escolas do Brasil.
Vittório fala que gostaria de levar todo mundo que está lendo seus livros para casa com ele, “é lindo ver todo mundo lendo minhas histórias”, enfatiza. Para ele, a felicidade está em conhecer as coisas e que esse é o caminho da felicidade.
Walkiria Apps conta que além do talento literário, o filho possui habilidades nas artes visuais, sonha em ser médico e aconselha a todas as mães a incentivarem e defenderem seus filhos. “Um filho é um sonho realizado, por isso nunca desista de lutar por ele”.
Deixe um comentário