Entre os pontos positivos do hatch compacto estão as acelerações e retomadas de velocidade, o novo visual, que deixou o carro com uma aparência mais moderno e esportiva.
Andamos no único modelo elétrico da marca da gravatinha por enquanto à venda no Brasil – a GM já anunciou a vinda de outros em 2023. A ampla lista de equipamentos de segurança, incluindo 10 airbags, alertas de detecção de pedestre frontal com auxílio de frenagem, de movimentação traseira, de permanência na faixa e de colisão frontal; o pacote de itens de conforto, incluindo multimídia com tela de 10,2 polegadas e aquecimentos dos bancos e volante e o bom espaço interno para pessoas e bagagens. Por outro lado, o preço é um pouco salgado.
A frente tem uma pegada bem esportiva, com destaque para os faróis esrilizados e totalmente em LED com lentes escurecidas e a própria gravatinha na cor preta. De perfil, sobressaem-se a acentuada curvatura do teto, os detalhes na cor preta nos acabamentos plásticos dos para-lamas e soleiras e as rodas de liga de desenho esportivo. Na traseira, chamam a atenção as lanternas de desenho horizontal e unidas por um aplique na cor preta, onde está estampada a gravatinha Chevrolet também na cor preta. Por dentro, o acabamento é de boa qualidade, com destaque para a forração em couro dos bancos e volante, o preto brilhante no painel central e no console e os detalhes imitando metal no painel e nas saídas de ar.
Com medida entre-eixos de 2,60m, o espaço interno do Bolt é um dos pontos positivos, acomodando com certo conforto quatro adultos de maior estatura. O quadro de instrumentos é todo digital e configurável, com tela colorida em LCD de oito polegadas. Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens de altura e distância da coluna de direção e com ajuste de altura do seu banco. Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré de 360° em alta definição ajudam muito o motorista a manobrar em locais apertados. Entre os itens de conforto, destaque para ar-condicionado digital, aquecimento dos bancos dianteiros e traseiros e do volante e sistema Bose premium de áudio com sete alto-falantes e subwoofer.
O sistema multimídia MyLink tem tela sensível de 10,2 polegadas (Android Auto e Apple CarPlay), que pode exibir todo o funcionamento do sistema elétrico. De base achatada, o volante tem boa pega e abriga diversos comandos. Bem completo, o pacote segurança inclui 10 airbags, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência, alerta de colisão com detecção de pedestres, assistente de manutenção de faixa com intervenção no volante e alerta de tráfego cruzado.
Com 203cv de potência e 36,7kgfm, a performance do Chevrolet Bolt EV é de um esportivo, principalmente nas acelerações e retomadas de velocidade. O carro sai da inércia e chega aos 100km/h em apenas 7,3 segundos. Mas, ao pisar fundo no acelerador, a autonomia do Bolt (de 416 quilômetros), cai bastante na tela do sistema multimídia. Numa tocada normal, a autonomia possibilita pequenas viagens sem sustos. Quanto a recarga, o Bolt vem com cabo para carregamento e a bateria de 66kWh leva cerca de 30 minutos para conseguir chegar a uma autonomia de 160 quilômetros usando estações super-rápidas de corrente contínua (DC).
Com o carregamento pelo Wallbox (220V – 7,4 kVA), que pode ser instalado na garagem do proprietário, a carga completa é alcançada em aproximadamente 10 horas. Ou seja, o Bolt pode ser colocado paras carregar durante a noite. A calibragem elétrica do sistema de direção é um dos pontos positivos do Bolt, sendo macia e confortável na hora de manobras em espaços apertados e com bom “peso” quando se roda em velocidades mais altas. Com McPherson na dianteira e barra de torção na traseira, o sistema de suspensão consegue ser eficiente quando se abusa um pouco nas curvas mais fechadas, principalmente pela altura do carro. O nível de conforto é razoável.
Principais equipamentos
Sensores crepuscular e de chuva, 10 airbags (frontais, de joelho, laterais 1ª fileira, 2ª fileira e de cortina), monitoramento da pressão dos pneus, controles eletrônicos de tração e estabilidade, sensor de estacionamento traseiro, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, alerta de detecção de pedestre frontal com auxílio de frenagem, alerta de movimentação traseira, alerta de permanência na faixa, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência em baixa velocidade, farol alto adaptativo, kit de reparabilidade do pneu (inflar e selar), assistência de frenagem de urgência (“PBA”), ar-condicionado digital, câmera de ré 360° em alta definição, carregador wireless, coluna de direção com regulagem em altura e distância, aquecimento dos bancos dianteiros e traseiros, aquecimento do volante, controle automático de velocidade, banco do motorista com ajuste de altura, controles de rádio e do celular no volante, painel de instrumentos com tela LCD de oito polegadas colorida e configurável, Chevrolet MyLink, com tela sensível de 10,2 polegadas (Android Auto e Apple CarPlay), sistema Bose premium de áudio, receptor tipo 2 para carregamento elétrico com provisão para carregamento rápido (DC) e cabo para carregamento em tomada residencial 110V/220V – 20A.
• Preço – R$ 329.000.
Ficha Técnica
• Motor – Elétrico, único, que rende potência de 203cv (150kW) e torque de 36,7kgfm (360Nm)
• Câmbio – Automático, com uma marcha à frente e uma à ré
• Direção – Assistência elétrica progressiva
• Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, semi-independente, com barra de torção
• Dimensões – Comprimento, 4,16m; largura, 1,76m; altura, 1,59m; e entre-eixos, 2,60m
• Freios – Eletro-hidráulico, parcialmente regenerativo, com discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
• Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/50R17
• Porta-malas – 478 litros
• Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 478 quilos
• Sistema elétrico – Bateria de 66kWh, com 288 células (garantia de 8 anos ou 160.034km) e peso de 430 quilos
• Peso (em ordem de marcha) – 1.641 quilos
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