Durante um Porsche Day, promovido recentemente pela concessionária da marca alemã em Belo Horizonte, tivemos a oportunidade de testar um modelo movido apenas por eletricidade, o Taycan 4 Cross Turismo.
Rodando alguns quilômetros por rodovias próximas à capital mineira, o modelo, que tem carroceria de perua e dois motores elétricos que podem gerar até 476 cv de potência e 51 quilos de torque, demonstrou que preserva a essência Porsche em suas reações e acelerações, indo de 0 a 100km/h em menos de cinco segundos. Também impressionou a incrível capacidade de regeneração da carga das baterias. De acordo com informações da marca, a perua tem autonomia de até 456 quilômetros pelo método WLTP.
Quando a Porsche anunciou o lançamento de um modelo movido totalmente a eletricidade, em 2019, os mais puristas e entusiastas da marca alemã torceram o nariz. Mas um pequeno test drive que fizemos na semana passada com a perua Taycan 4 Cross Turismo, rodando alguns quilômetros em rodovias próximas a BH, provou que ela é um Porsche em sua essência.
Para começar, ela é movida por dois motores elétricos, um em cada eixo, que, somados e usando o modo de largada e overboost, entregam 476 cavalos de potência e 51 quilos de torque. Pode parecer pouco para um Porsche, mas basta uma pequena cutucada no acelerador e a toda a força da cavalaria aprece quase instantaneamente. De acordo com a marca alemã, o Taycan 4 Cross Turismo acelera de zero a 100km/h em apenas 4,8 segundos. A velocidade máxima fica limitada a 220km/h.
A tração é integral com câmbio de uma marcha na dianteira e de duas na traseira com dupla embreagem. O motorista conta com cinco modos de condução, incluindo o Normal, o Sport, o Sport Plus, o Individual e o Range. A alavanca de marchas é uma pequena tecla que fica junto ao volante, que incorpora diversos comandos e tem uma pega bem ao estilo Porsche. A relação bem direta da direção também não deixa dúvidas quando ao DNA da marca alemã.
Embora tenha uma carroceria de perua, com quase cinco metros de comprimento e dois metros e noventa de entre-eixos, a Porsche Taycan 4 Cross Turismo não tem um espaço interno generoso para os ocupantes. Dividido em dois compartimentos, o porta-malas tem capacidade de 446 litros na traseira e de 84 litros na dianteira.
A marca alemã informa que o modelo tem uma autonomia de até 456 quilômetros pelo método WLTP. Durante o teste, por estradas bastante sinuosas, pudemos comprovar a capacidade fantástica de regeneração da carga da bateria nas frenagens e desacelerações e como a tração integral e o conjunto de suspensão pneumática trabalham para deixar o carro sempre na mão do motorista.
Para demonstrar que a perua está adaptada às condições brasileiras, a Porsche promoveu recentemente uma expedição de 10 mil quilômetros por vários estados brasileiros, enfrentando estradas de terra, areia e diversos tipos de piso. O Tycan 4 Cross Turismo está à venda na concessionária Porsche Center de BH por R$ 699 mil reais.
Ficha Técnica
• Motor – Elétrico, um em cada eixo, somando 380cv e atingindo 476 usando modo de largada e overboost, gerando torque de 51kgfm
• Transmissão – Câmbio de uma marcha no motor dianteiro e de duas marchas com dupla embreagem no motor traseiro
• Direção – Assistência elétrica
• Suspensão – Pneumática, sendo dupla A na dianteira e multlink na traseira
• Dimensões – Comprimento, 4,97m; largura 1,96m; altura, 1,40m; e entre-eixos, 2,90m
• Freios – Discos ventilados nas quatro rodas
• Rodas e pneus – Rodas de liga de 21 polegadas, calçadas com pneus 225/55 R21 na dianteira e 305/30 R21 na traseira
• Porta-malas – 83 litros no dianteiro e 530 litros no traseiro
• Autonomia – De 390 a 456 quilômetros (ciclo WLTP)
• Preço – R$ 699.000,00
Eduardo Aquino / eduardo.aloisio@yahoo.com.br
Deixe um comentário