Obra de abertura da Rua Halley vai melhorar a mobilidade nos bairros Santa Lúcia e São Bento

Além de reduzir os engarrafamentos na região, as obras de alargamento da pista vão melhorar o acesso à BR-356, rota alternativa para quem deseja chegar à região do Belvedere e Vila da Serra.

Os bairros São Bento e Santa Lúcia estão recebendo uma de suas maiores obras da região nos últimos tempos. A abertura da Rua Halley, no trecho entre as ruas Laplace e Rigel, prevê o alargamento da pista já existente, no trecho entre a rua Rigel e a Praça das Constelações. O valor teto das obras e serviços licitados é de R$ 8.057.843,68, com recursos orçamentários do próprio município, provenientes dos Recursos Ordinários do Tesouro.

A obra já iniciada pela Prefeitura de Belo Horizonte, que inclui a abertura da rua Halley, previu também a construção de muros de contenção, drenagem pluvial e implantação de passeios e sinalização das vias envolvidas. “Foram anos de luta pela abertura da rua Halley, inclusive, com ação ajuizada. A obra vai possibilitar que o trânsito flua melhor e, com isso, vamos acabar com o congestionamento caótico em frente ao Instituto da Criança”, destaca o deputado federal Fred Costa, que vem lutando por esta obra há anos e, agora, com a parceria com o vereador Wanderley Porto, comemora a conquista.

A previsão é que a intervenção seja concluída no primeiro semestre de 2025. Com a entrega dessa infraestrutura, os moradores dos dois bairros terão ganho em mobilidade e segurança, uma vez que a abertura e alargamento da via oferecerá vantagens para os pedestres e fluidez no trânsito de veículos em todo o entorno da Rua Halley, e ainda, para quem acessa a BR-356, no sentido Belvedere e Vila da Serra e aos condomínios de Nova Lima. O trecho é uma alternativa de rota para acesso à região do Belvedere.

Obras já entregues

As melhorias na região incluem também o recapeamento da rua Halley e da rua Laplace até a Praça Arcângelo Maleta, onde acaba de ser implantado um playground. “É uma grande satisfação contribuir para essa mudança histórica que está transformando a região. Esta obra tão esperada irá otimizar o tempo de tráfego dos bairros São Bento e Santa Lúcia”, comemora o vereador Wanderley Porto, que enviou verbas, por meio de emendas parlamentares, para a realização dessas melhorias.

As obras são supervisionadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e o prazo para a prestação completa dos serviços é de 360 dias corridos, a partir da emissão da Ordem de Serviço. O investimento da PBH é para a melhoria da mobilidade urbana com a implantação viária desses dois trechos na Rua Halley, garantindo condições de acessibilidade e segurança ao alto fluxo de pedestres e veículos que transitam diariamente pela região.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *