A Via compreende os quilômetros municipalizados da rodovia MG-030, no trecho entre o Pontilhão no sentido Rio Acima e o Trevo da Máquina, já na primeira entrada para o Centro do município. Com este novo projeto a previsão é que tudo esteja concluído no primeiro semestre deste ano.
Nas últimas semanas quem passou pelo trecho da MG-030 que vai do Pontilhão até o Trevo da Máquina notou que as obras seguem avançando, com muitas melhorias prontas. As intervenções na Avenida de Contorno começaram no início de setembro, e a previsão é que tudo esteja concluído no primeiro semestre deste ano.
A evolução é de 50% com os serviços que estão em andamento; incluem a duplicação simples das pistas com reconstrução da estrutura do pavimento, construídas 20 contenções de diversas tipologias, sendo algumas de grande porte.
A obra de infraestrutura da Avenida do Contorno é uma solução definitiva para os quilômetros municipalizados da rodovia no trecho compreendido entre o Pontilhão no sentido Rio Acima e o Trevo da Máquina. O projeto atual vai resultar em uma duplicação que visa, sobretudo, a segurança de quem passa no local; também serão executados dispositivos de drenagem, além de sinalização estatigráfica horizontal e vertical. As obras vão do quilômetro 18,9 até o quilômetro 24,7.
Para minimizar os transtornos, a obra está sendo executada de maneira a manter o trânsito fluindo nos dois sentidos na maior parte do tempo, evitando assim o “siga e pare”. A Prefeitura ainda reitera aos motoristas reforçar a atenção, ter paciência e cautela ao dirigir nesse trecho.
Histórico de obras e solução definitiva
A última intervenção realizada no trecho começou em 2020, e foi finalizada no início do ano passado. O projeto não previu, à época, a realização de estudos geotécnicos que indicariam a necessidade de contenção no local. Em função disso, as novas intervenções são necessárias.
Avenida de Contorno
O trecho é classificado como Avenida de Contorno por ser uma via em perímetro urbano, que liga diferentes bairros da cidade, graças aos acessos nos trevos. A duplicação é estratégica para melhorar a mobilidade de quem quer circular entre as regiões e também de quem segue em direção à Belo Horizonte, ou sentido Raposos e Rio Acima.
Deixe um comentário