Trincheira da MG-030: Já está em fase final a implantação de caminhos, calçadas, canteiros e o asfalto © Foto: Divulgação/Gustavo Bianchini/Cedida Terramil
Segundo a responsável pela obra, a Associação dos Empreendedores do Vila da Serra e Vale do Sereno (AVS), o atraso aconteceu por causa de uma série de adequações e ajustes que precisarem ser feitos no projeto.
A conclusão da obra de tamponamento da Trincheira da MG-030 está próxima de acontecer, um ano após a instalação do canteiro de obras. Segundo informou a Associação dos Empreendedores do Vila da Serra e Vale do Sereno (AVS) o prazo de finalização da intervenção na trincheira precisou ser estendido para fim de julho, por causa de uma série de adequações e ajustes que precisaram ser feitos no projeto. Quem passa pelo local percebe o estágio avançado, porém ainda com algumas pendências. Já está em fase final a implantação de caminhos, calçadas, canteiros e o asfalto. Na sequência, será instalada a sinalização horizontal e vertical, além dos semáforos e realização das obras de acessibilidade.
Durante a execução das intervenções alguns problemas surgiram e novas demandas vieram para dentro do projeto. Em novembro de 2021, a obra precisou ser desacelerada por causa das chuvas que se estenderam por mais de três meses. Em seguida, à medida que o projeto avançava novas necessidades surgiram, como a instalação de um cabeamento de câmeras de Olho Vivo, que surgiu já no final da execução.
Agora, conforme informou a Associação de Empreendedores, uma nova adequação precisou ser feita para a compatibilização do projeto inicial com as interferências que foram surgindo. Segundo a AVC essa compatibilidade trará mais eficiência ao projeto anteriormente feito.
Mais obras serão necessárias
Vale lembrar que mesmo após a entrega da trincheira a região ainda permanecerá com trânsito carregado, com retenções na confluência da alcinha que vem da BR 356. A obra da trincheira, embora esteja sendo concluída na frente, faz parte de um conjunto de obras que visam organizar e dar mais segurança e fluidez ao trânsito na região do Vila da Serra. Um projeto maior de mobilidade foi pensado para a região, como a instalação do DDI – inversão de mão – no Trevo do BH Shopping que promete retirar de vista a longa fila de veículos formada em horários de pico durante o dia na BR 356.
As intervenções são resultado de um Termo de Compromisso assinado entre o município de Nova Lima, o Ministério Público de Minas Gerais, a BHTrans e a Associação de Empreendedores do Vila da Serra e Vale do Sereno (AVS), para destinar valores provindos de medidas compensatórias de empreendimentos instalados na região para obras de mobilidade.
Vila Castela
Próximo à MG-030 outra importante obra está sendo esperada por moradores de condomínios locais e por usuários da rodovia. A obra da TVM, conhecida por seu muro de arrimo verde que cedeu durante as chuvas em dezembro de 2021, está próxima de um desfecho. Segundo informou a Prefeitura de Nova Lima, um projeto está sendo elaborado e uma equipe de perícia foi contratada pelo município para apurar os motivos que levaram aos danos no muro. A previsão, segundo a Prefeitura, é que os resultados dessa perícia sejam entregues em 45 dias.
Deixe um comentário