“Esse cenário mostra que os assaltos e pequenos furtos estão voltando, e que precisam ser combatidos”, afirmou presidente da Associação de Amigos do Bairro Belvedere (AABB), Ubirajara Pires, que já vem solicitando ao comando da PMMG uma linha de ação.
Uma nova onda de furtos e assaltos vem assustando moradores do Belvedere. Depois de um longo período sem registros de ocorrências de delitos no bairro, algumas infrações estão sendo comunicadas por moradores, com relatos de motociclistas agindo com garupeiro, gangues de bicicleta abordando pedestres na Lagoa Seca, próximo ao posto de gasolina e em algumas ruas, em especial na região de casas. Alguns motoristas já foram abordados enquanto esperavam no semáforo da principal avenida, a Luiz Paulo Franco.
O presidente da Associação de Amigos do Bairro Belvedere (AABB), Ubirajara Pires Glória informou que a entidade já entrou em contato com o comandante da Polícia Militar, Major Mauro, para marcar uma reunião entre os diretores da Associação e a instituição para definir linhas de ação no combate a esta criminalidade. “Temos ouvido relatos de moradores assustados com os casos que surgiram de repente, e que estão evoluindo aos poucos. Esse cenário mostra que os assaltos e pequenos furtos estão voltando, e que precisam ser combatidos”, relatou Ubirajara Pires.
Segundo Ubirajara Pires, a diretoria da AABB vê o momento com grande preocupação, pois esses delitos estavam extintos no bairro: “Eu mesmo já presenciei uma tentativa de assalto que não se consumou. Nós, entendemos que todos os casos registrados e reportados, aconteceram no período da manhã, quando o policiamento está mais reduzido e não há a presença da base móvel”, destaca.
Os relatos mais comuns são de pequenos furtos de objetos pessoais como correntes e joias de ouro, relógios, celulares e mochilas. Eles agem a pé e repassam a mercadoria receptada para o outro comparsa que está de moto ou bicicleta. Recentemente, no Belvedere I, onde estão as casas, dois moradores relataram nas redes sociais o sentimento de medo diante de assaltos em residências. Nos dois casos, a Polícia Militar foi acionada, esteve presente e prendeu os infratores.
Câmeras inteligentes em pontos estratégicos
Em busca por mais segurança para as famílias e maior qualidade de vida para todos, a Associação de Moradores do Bairro Belvedere (AMBB), por intermédio de seu presidente José Eugênio Avelar Monteiro de Castro, está realizando um projeto de segurança, que vai implementar câmeras inteligentes em pontos estratégicos do bairro.
O projeto está em fase final de elaboração e prevê o cercamento de entradas do Belvedere através das câmeras OCR – termo em inglês “Optical Character Recognition”, que significa “Reconhecimento Óptico de Caracteres – facial e placas de carro”.
A tecnologia das câmeras converte diferentes tipos de documentos digitalizados em dados que podem ser usados pela polícia para pesquisas das ações de infração ocorridas em todas as entradas do bairro.
Deixe um comentário