O engenheiro Osías Batista Neto, proprietário da Beta Engenharia e Arquitetura, e especialista na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento de Transportes e Engenharia de Tráfego, atuando principalmente nos temas: planejamento de transportes, estudos de tráfego, circulação, estacionamento, segurança viária e análise de impactos, analisou as obras para a melhoria do tráfego na região.
Ele explica que os pontos previstos para intervenções na região limítrofe são comparados a uma ampulheta. “Qualquer acontecimento como acidente, veículo parado, ou outro, naqueles locais, há um travamento nos entrelaçamentos. De um lado, temos a serra com a linha férrea, com travessias reduzidas e a Alameda do Morro que são áreas de vias coletoras, com várias rotatórias. Do outro a MG-030 com uma só passagem onde todos dependem dela, e a BR-356 que por sua vez chega a Nova Lima e também faz ligação com o Anel Rodoviário”.
Prossegue Osías Batista: “A MG-030 é ainda mais complexa, pois liga três vetores principais da região que são a Avenida Nossa Senhora do Carmo e a BR-356 em direção ao Alphaville e o Anel e ainda divide no Trevo do BH Shopping para pegar todos os movimentos, com as dificuldades dos entrelaçamentos que prejudicam toda a região. Há ainda a passagem por baixo do pontilhão também estreita e o trânsito incidindo nas confluências da Alameda Oscar Niemeyer com a Orozimbo Nonato e a MG-030. Ou seja, em todo o Vetor Sul há esta circulação estreita e que precisa urgente dessas soluções”, explica.
Osías Batista observa que a primeira obra, a do Viaduto em Ferradura, vai atenuar a circulação de veículos que vão em direção ao Anel Rodoviário e ao Alphaville: “Esta região não suporta mais este tráfego e esta obra, além de cortar caminho em direção à BR-040, vai retirar mais de 1.200 veículos por hora do Belvedere. São veículos que param de usar o trevo. Isso melhora substancialmente aquele trecho. E com o alargamento das pistas do Trevo do BH Shopping, o motorista vai encontrar três faixas de cada lado fluindo mais rápido, uma vez que não há mais o fluxo para quem vai em direção ao Alphaville e com isso o movimento ficará menor”.
Alcinha da BR-356
Em relação à obra na Alcinha da BR-356, o engenheiro comenta que haverá também mais melhoria do tráfego, com o alargamento da passagem debaixo do pontilhão. “Hoje temos ali quatro faixas (duas da Alcinha e duas da Via Stael Bicalho) tentando passar em duas. Com a obra, o acesso no sentido Nova Lima terá três vias e o motorista que vem da Alça poderá escolher qual faixa usar em direção à Oscar Niemeyer, a MG-030 ou à Orozimbo Nonato. E, no sentido contrário, haverá uma entrada livre que libera o trânsito na Alameda Oscar Niemeyer, liberando o gargalo próximo ao Posto Fernanda. Para isso, o viaduto terá que ser demolido para abrir as passagens. E, depois, quando da utilização do ramal, é só reconstruir o viaduto, que por sua vez possui uma super estrutura que era usada para a passagem de vagões com carga de minério”, explicou.
A terceira obra, do viaduto de quem vem de BH à Nova Lima, Osias explica que ela cria um grande atalho para quem está subindo a Avenida Nossa Senhora do Carmo, pois joga o trânsito diretamente na MG-030. “Esta intervenção vai aliviar o tráfego no BH Shopping e facilitar muito para quem está indo para o Belvedere.”
Para o especialista, “não existe solução para o trânsito, existe administração. Estas são soluções para os próximos anos de tráfego, são como um fôlego. Se insistirem apenas nessas passagens, o problema ainda persistirá, pois é preciso uma outra solução de ligação com Belo Horizonte, como a utilização da linha do ramal ferroviário e a criação de túneis ou outra passagem através da Serra do Curral”, explicou.
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