PBH inicia obras de mobilidade com a ampliação dos viadutos do Trevo do Belvedere

A intervenção visa melhorar a capacidade viária e reduzir os impactos do trânsito no cotidiano da população. Segundo a Sudecap, serão 720 dias de execução de obra, isto é, mais de dois anos.

Quem passa pela BR-356 para o contorno do Trevo do BH Shopping já se deparou com um fechamento de placas metálicas nas laterais das alças. As estruturas que garantem isolamento e segurança ao ambiente e espaço estão sendo fixadas para as obras de mobilidade previstas em acordo assinado pelos municípios de Belo Horizonte e Nova Lima, que tem por objetivo promover a melhoria no trânsito local e entre as duas cidades.

As obras contemplam um complexo de infraestrutura de tráfego que prevê a construção de dois viadutos e o alargamento e a abertura de faixas de aceleração, além da utilização do ramal da linha férrea para instalação de um parque linear e uma avenida.

Intervenções

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), informou que a obra de mobilidade no entroncamento da BR-356 com a Avenida Raja Gabaglia, está prevista para iniciar neste primeiro trimestre.

“A intervenção busca solucionar problemas históricos de circulação no Trevo do BH Shopping, contribuindo para a fluidez do tráfego em uma das regiões mais movimentadas da cidade. A obra conta com o alargamento do viaduto existente, ampliando sua capacidade de cinco para seis faixas de tráfego, adequação das alças e ramos de conexão e a criação de uma nova faixa de tráfego entre o trevo e a Praça Marcelo Góes Menicucci, sentido Nova Lima – Belo Horizonte, totalizando três faixas de circulação,” relata a PBH.

Ainda segundo a Sudecap, serão investidos aproximadamente R$ 25,5 milhões nesse empreendimento, com recursos próprios do município de Belo Horizonte. “Este empreendimento tem como objetivo aumentar a fluidez do trânsito no local, visto que as pistas atuais não atendem à alta demanda de tráfego. A ampliação visa melhorar a capacidade viária e reduzir os impactos do trânsito no cotidiano da população. Serão 720 dias de execução de obra”, informou.

Em relação ao corte de árvores que compõem a cortina verde de proteção entre a Lagoa Seca e a entrada da alça, no sentido Belvedere a Raja Gabaglia, a Sudecap declarou que a questão do licenciamento para supressão das espécies ainda está sendo discutida com os órgãos responsáveis e o cronograma será divulgado em momento oportuno.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *