PHEV 19 é opção intermediária do híbrido Haval H6 da GWM

Andamos no GWM Haval H6 PHEV 19, que é a opção intermediária do SUV chinês Haval H6. O híbrido PHEV 19 junta um motor 1.5 turbo com injeção direta de gasolina com outro elétrico, gerando 326cv de potência combinada, e uma bateria de 19 kWh. O conjunto proporciona um bom desempenho, com autonomia no modo elétrico de 74 quilômetros, mais de 60km/l no modo híbrido e aceleração de 0 a 100km/h em 7,0 segundos. Números bem razoáveis para um SUV que pesa quase 1.900 quilos. O GWM Haval H6 PHEV19 tem bom nível de acabamento interno, com revestimento em couro do volante, painéis de porta, painel e dos bancos nas cores preto e branco e detalhes na cor cobre no volante, painel e painéis de porta. O espaço interno é bem amplo e acomoda cinco adultos com conforto; e o porta-malas tem boa capacidade (560 litros). Levando em conta o preço de R$ 239 mil, a lista de equipamentos é bem recheada em termos de segurança, conforto e assistência ao condutor.

O visual é moderno e segue o DNA da linha Haval, com a grande grade com pontilhados cromados e nome do modelo (Haval) estampado no centro; faróis e luzes em LED e lanternas traseiras em LED e “unidas” por uma barra luminosa. Com uma medida bem generosa de entre-eixos (de 2,73m), o espaço interno é bem amplo, acomodando com bastante conforto quatro adultos e uma criança; e com bom porta-malas (de 560 litros), que sistema “free-hands”, que possibilita a abertura da tampa quando o motorista está com as mãos ocupadas. Outro ponto positivo do SUV é o acabamento interno, com bancos, volante e descansa-braço da porta revestidos em couro ecológico, detalhes na cor cobre no painel, no volante e nas maçanetas das portas e black piano no console central.

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens elétricas do seu banco com ajustes de altura e distância da coluna de direção. O volante é multifuncional. Sistema multimídia tem tela sensível ao toque de 12,3 polegadas e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e Wi-fi 4G com função hotspot. O quadro de instrumentos também é digital e configurável. Na lista dos equipamentos de conforto, destaque para o sistema de ventilação dos bancos dianteiros, o ar-condicionado de duas zonas e com saídas para os ocupantes do banco traseiro e carregamento de celular por indução de 15W.

Alerta e frenagem autônoma de tráfego cruzado traseiro, controle de velocidade automático adaptativo, seis airbags, alerta e frenagem de emergência autônoma e frenagem autônoma de emergência para baixas velocidades se destacam no pacote de segurança. Para manobrar em espaços reduzidos e vagas apertadas e em subida, o motorista conta com boa assistência elétrica da direção, 12 sensores de estacionamento, cinco câmeras, assistente de partida em rampa e câmera 360° com função capô invisível. O SUV é mais voltado para o asfalto e pisos em bom estado, mas a altura do solo e os ângulos de entrada e saída ajudam no caso de o motorista precisar enfrentar um trecho de estrada de terra ruim.

Embora a proposta do SUV não seja exatamente esportiva, a sua performance é bastante prazerosa (afinal, são 326cv de potência combinada), principalmente no modo “Sport”, acelerando de 0 a 100km/h em apenas 7,0 segundos, e proporcionando ultrapassagens bem seguras. Rodando no trânsito urbano, o motor elétrico é mais do que suficiente para dar agilidade ao SUV, que pesa quase 1.900 quilos, e para garantir autonomia, já que o modelo roda mais de 70 quilômetros no modo EV. Em relação ao PHEV34, o GWM Haval H6 PHEV 19 tem uma bateria menor (de 19 kWh), mas o motor a combustão é o mesmo 1.5 turbo com injeção direta de gasolina que, na ausência do motor elétrico, proporciona um bom desempenho ao SUV.

Mas o motorista é quem escolhe: o modo híbrido, que faz o gerenciamento entre os dois motores; o modo “prioridade EV”, que prioriza o elétrico, mas, se precisar, usa o 1.5; e a opção EV total, no qual o motor a combustão não entra em cena. Quanto à recarga, de acordo com a GWM, a bateria do SUV demora cerca de três para a carga total em AC em carregadores do tipo wallbox (de 6,6 kW); e cerca de 28 minutos em carregadores DC (33 kW/h) de para atingir 80% da carga total. O acerto do conjunto de suspensão, que tem McPherson na dianteira e multibraço na traseira, é mais voltado para a estabilidade e sofre um pouco quando o GWM Haval H6 PHEV 19 passa por piso com muita irregularidade.

Eduardo Aquino * / eduardo.aloisio@yahoo.com.br

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