O empresário Hélio Lodi foi o fundador do bairro. Chegou a desenhar, planejar e idealizar um bairro nobre, dividido em quadras para residências, para os setores da saúde, educação e comércio. Agora, em sua homenagem, o prefeito João Marcelo Dieguez sancionou a lei de autoria do vereador Danúbio Machado, que oficializa o seu nome ao espaço público localizado na Alameda Oscar Niemeyer.
Projeto de lei que propõe conceder nome a uma rua ou logradouro, frequentemente, é criticado por homenagear pessoas que sequer tiveram alguma relação com o local. Mas, quando ele, além de nominar uma praça apresenta o pioneiro de tudo e conta a história de um bairro, a homenagem é merecida, engrandece a cidade e consolida todo um legado de um cidadão visionário e empreendedor. Nesse sentido, o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, sancionou em junho a lei de autoria do vereador Danúbio Machado, que denomina o espaço público localizado em frente ao nº 527 da Alameda Oscar Niemeyer, de Praça Hélio Lodi, hoje considerada a única praça do bairro Vila da Serra. A indicação da homenagem partiu da secretária Lilian Viana, da Regional Norte.
O largo já existe e foi construído a partir de uma rotatória que foi requalificada. A praça possui mobiliário urbano, equipamentos públicos como o Playground Ecológico. Na época de Natal, o local recebe, exclusivamente, a decoração inserida pela Prefeitura com iluminação típica. O local é bastante frequentado e se tornou um espaço importante de convívio das famílias na região. Faltava apenas oficializar a nominação.
Uma pessoa multifuncional
Hélio Lodi foi um homem altivo, empreendedor e uma pessoa multifuncional. Entre suas diversas competências estão: fazendeiro, minerador, industrial e empresário de uma siderurgia, e comerciário. Tinha a fotografia como hobby. Sua história começa em 1930, quando ele adquiriu um terreno de 1 milhão de metros quadrados, uma gleba de terra que era para a atividade de mineração. Terminada a atividade, ele teve uma visão de transformar a área de canga local em um bairro charmoso, diferente, atrativo e e todo planejado. Empregou então todas as suas energias neste sonho que mais tarde se transformaria no Vila da Serra. O empresário criou o Bairro, pensando em dar vida a uma região que propiciasse a convivência plena entre as pessoas, idealizando que as famílias e trabalhadores pudessem viver sempre em harmonia e se apoiando uns nos outros.
Hélio Lodi desenhou, planejou e idealizou um bairro nobre, dividido em quadras para residências, para os setores da saúde, educação e comércio. Chegou a ver seu projeto em execução com a instalação do hospital Biocor e das instituições de ensino pioneiras na região – Faculdade Milton Campos, Instituto Izabela Hendrix, Fundação Torino e Colégio Logosófico.
Trabalhou e atuou exaustivamente até 1980, época de aprovação do projeto, quando foram viabilizados comercialmente os lotes e iniciadas as vendas. Viveu até os 92 anos, quando faleceu em 2007.
Para o empresário Luiz Hélio Lodi, filho do homenageado, “a nominação da Praça na Alameda Oscar Niemeyer reflete o justo reconhecimento de um homem que dedicou sua vida ao trabalho e à família, com princípios éticos, determinação e com uma visão empreendedora. A praça que agora recebe oficialmente o nome do meu pai, retrata a história construída por ele ao longo de décadas e que hoje transformou o Vila da Serra em um bairro tão desejado e importante para o município em termos de arrecadação, de renda e trabalho”, ressaltou.
Hélio Lodi que sempre pensou em ambientes coletivos para a convivência de nova-limenses,, agora vai dar nome ao local muito procurado pela criançada, por quem ainda vai contar outras partes da história que ele começou lá atrás ao planejar que uma vila pudesse se transformar em um grande e imponente bairro. Na verdade, uma centralidade.
Deixe um comentário