Já está se tornando rotina o registro de caminhões presos ao passarem por baixo deste viaduto, por desconhecimento da altura exata de seus veículos, ou por ignorar as placas de sinalização existentes no local. Quando isso acontece, o impacto no trânsito é tão grande que chega a congestionar toda a região.
O pontilhão da linha férrea na Alameda do Morro, local de grande volume de veículos que saem e entram ao bairro Vila da Serra, vem se tornando um desafio para motoristas de caminhões por causa da limitação de altura. Projetado com uma altura máxima para garantir a passagem de veículos, muitos motoristas, seja por falta de atenção às placas de sinalização instaladas no local, ou por desconhecimento da altura exata de seus veículos, acabam ficando presos ao passarem por esses viadutos.
Quando isso acontece, o impacto no trânsito é tão grande que chega a congestionar toda a região. Fora os danos significativos tanto para o veículo quanto para a estrutura do pontilhão. Na última semana, um caminhão que carregava tubos para uma construção ficou completamente entalado, bloqueando o trânsito por horas, até que autoridades chegassem ao local e o motorista esvaziasse os pneus. Esses incidentes não apenas geram transtornos no tráfego, mas também podem acarretar em multas para os motoristas responsáveis.
Devidamente sinalizado
A equipe da Secretaria de Segurança e Trânsito de Nova Lima esteve no local, no último dia 20 de agosto, para uma avaliação técnica. Segundo informou o secretário Cristiano Gomes, o entorno do viaduto está devidamente sinalizado, dentro do que preconiza o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), contando com placas de regulamentação e de advertência para orientar os motoristas.
Segundo a inspeção, as sinalizações presentes incluem Placa de Regulamentação R-15 – Altura Máxima Permitida, que regulamenta a altura máxima permitida para um veículo transitar na área, via ou faixa; e Placa de Advertência A-37 – Altura Limitada, que adverte os condutores sobre a existência, adiante, de uma restrição de altura máxima do veículo, com ou sem carga.
As sinalizações estão na Alameda Oscar Niemeyer (sentido Belo Horizonte), antes da rotatória que dá acesso ao Pontilhão (Placa de advertência A-37), na Alameda do Morro, na rotatória de acesso ao viaduto (Placa de advertência A-37). E, no tabuleiro do viaduto, em ambos os lados (Placa de regulamentação R-15), e novamente na Alameda do Morro, na rotatória de acesso ao viaduto, sentido Belo Horizonte/Nova Lima (Placa de advertência A-37).
Proibir caminhões
Para Patrícia Ramos, advogada e moradora do Belvedere que passa pelo local diariamente para levar o filho a um colégio na MG-030, caminhões presos têm virado rotina e algo precisa ser feito. “Já fiquei presa na Alameda Oscar Niemeyer por duas vezes por causa de caminhões agarrados naquele local. Tive que acessar o Vale do Sereno e sair pelo outro lado. Além do trânsito complicado nesta região, quando isso acontece o caos se instala. Já passou da hora das autoridades retirarem este pontilhão, ele não tem mais uso, há décadas não tem função alguma naquele local”, disse a advogada.
Alguns moradores sugerem que a passagem desses caminhões seja proibida naquele local e criada uma rota apenas pela Via Stael Bicalho e MG-030. Pois, além de evitar que os veículos fiquem presos sob o pontilhão, evitaria também a destruição de jardins na rotatória do Condomínio Olympus. O residencial é adotante da praça e plantou e replantou por diversas vezes o canteiro de viburnos. Recentemente, resolveu retirar o arbusto da rotatória e colocar apenas uma forração com grama amendoim. E isso trouxe uma perda para a paisagem local, que perdeu mais um paisagismo bonito por causa da negligência de motoristas.
Outra sugestão de moradores é que sejam instalados dispositivos na entrada do pontilhão para alertar motoristas sobre excesso de altura do caminhão. O equipamento é formado por uma série de chapas de alumínio que são penduradas e instaladas antes da obra de arte de engenharia civil. Ao passar com excesso de altura, o impacto das chapas metálicas com a carroceria chamará atenção do motorista, mostrando que o veículo está inadequado para o tráfego na via.
Segundo informou o secretário Cristiano Gomes, grande parte dos acidentes no tabuleiro do viaduto ocorre devido à inobservância da sinalização existente ou pela imprudência dos motoristas. “Reiteramos que é fundamental que os motoristas fiquem atentos às sinalizações das vias, respeitando todas as indicações de trânsito e obras, para garantir a segurança de todos e o bom fluxo de veículos”, disse Gomes.
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