Cidade oferece ainda capacitações gratuitas com foco em inovação.
Inovação tem sido a palavra chave para o desenvolvimento em Nova Lima. A cidade tem diversificado sua economia, e se destaca no cenário nacional ao oferecer gratuitamente aos cidadãos capacitações na área. Agora, Nova Lima sai na frente ao lançar um edital municipal de aceleração de startups.
O iNovaStartup irá fomentar negócios por meio da alocação de bolsas e subvenção (com verba de incentivo à instalação), totalizando 550 mil reais de investimento municipal.
O objetivo do programa é promover o crescimento das startups, ajudando-as a saírem do estágio inicial, amadurecendo seu negócio e auxiliando também no processo de captação de recursos.
As bolsas e a verba para incentivo à instalação serão destinados diretamente pelo Fundo Municipal de Inovação (FMI), via subvenção, para os membros das startups selecionadas. É um projeto inédito, em consonância com o avanço que o município tem feito em direção à um desenvolvimento sustentável, gerando empregos de qualidade, em áreas chaves do século XXI.
O programa terá duração de cinco meses. Entre os critérios avaliados para que a startup receba a subvenção, estão potencial de impacto socioambiental, potencial de mercado, potencial de gerar valor para o município de Nova Lima e região e evolução do negócio ao longo do programa.
Os detalhes estão no site novalima.mg.gov.br
iNova
O iNovaStartups é um braço de um programa maior: o InovaTech. Trata-se do primeiro programa de inovação da história da cidade. Ele é composto por cursos e mentorias sobre tecnologia e inovação, para diversos públicos; e também pelos projetos de pré-aceleração e aceleração de startups.
Lançado em 2022, o iNovaTech já formou 259 pessoas, em diversos cursos de ponta, voltados para desenvolvimento de carreiras, além de formações sobre desenvolvimento pessoal para o mercado de trabalho.
Inscrições permanentes
As inscrições para o InovaTech são permanentes, e podem ser feitas pelo site inovatech. pnl.mg.gov.br. Uma lista de espera é criada, e os inscritos são chamados à medida que novas turmas são abertas.
• NovaNegócios: foco na aquisição de conhecimentos e ferramentas necessárias para transformação de Micro e Pequenas Empresas (PMEs), com o objetivo de desenvolver ferramentas digitais e automação de processos.
• NovaVocê: desenvolvimento das competências empreendedoras dos participantes Na pauta, empreendedorismo, negócios digitais, finanças. Além dos conteúdos, o curso privilegia a troca de experiências.
• NovaVocê +: foco em noções básicas de redes sociais, e seu melhor uso. Conteúdo sobre ferramentas digitais, notícias falsas, crimes cibernéticos, entre outros.
• NovaIdeias: desenvolve soluções inovadoras para desafios enfrentados pelos nova-limenses, por meio da metodologia conhecida como Design Thinking – busca de novas soluções de maneira colaborativa. Geração de soluções com o pensamento centrado no cliente/usuário.
• NovaStartups – pré aceleração: proporciona um ambiente de desenvolvimento de produtos e serviços por startups, e também das competências empreendedoras dos participantes. Prepara a startup para os primeiros passos no mercado.
Deixe um comentário