A gestão municipal lançou o Programa Nova Lima Integrada que tem por objetivo melhorar significativamente a mobilidade na cidade, promovendo a integração das regionais. Estão previstas a abertura de vias alinhadas ao desenvolvimento econômico planejado, que favoreçam a melhoria da qualidade de vida da população.
A mobilidade é hoje o grande desafio para Nova Lima e a gestão municipal vem trabalhando em oito grandes projetos de soluções de trânsito para a cidade. Com obras em diferentes estágios, o Programa Nova Lima Integrada tem por objetivo melhorar significativamente a mobilidade em todas as regiões da cidade, promovendo a integração das regionais. Ao mesmo tempo soluciona os antigos gargalos de locomobilidade, permitindo a conexão entre as áreas para melhor qualidade de vida dos nova-limenses. O objetivo das ações é ampliar as possibilidades de acesso e também preparar a cidade para o futuro. A solução que está sendo construída integra a cidade polinucleada e amplia as áreas atendidas pela mobilidade.
Para o prefeito João Marcelo, é visível o fator de “metropolização” de Nova Lima, com o crescimento verificado em população, extensão, riqueza e também em complexidade. “O município tem grande potencialidade para atrair novos investimentos, está criando condições para a melhoria do ambiente de negócios e para o acesso de todos os nova-limenses. A política de mobilidade urbana, que contempla um conjunto de diretrizes e estabelece princípios para o desenvolvimento urbano e econômico da cidade, irá promover a mobilidade e integrar a cidade”, destaca o prefeito.
Com o objetivo de promover um território de fácil contato e mobilidade, estão previstas a abertura de vias alinhadas ao desenvolvimento econômico planejado, que favoreçam a melhoria da qualidade de vida da população e permitindo a todos um maior direito à cidade.
Pavimentação na estrada Nova Lima – Sabará
A obra de pavimentação da MG-437 ligando as duas cidades está sendo executada e foi viabilizada graças a um convênio de cooperação técnica e financeira celebrado entre o Município de Nova Lima e o Governo de Minas Gerais. A Prefeitura de Nova Lima está investindo R$25,4 milhões, o que permitirá a pavimentação de 8,9 km da rodovia, até a divisa com Sabará. Já o Estado arca com o custo dos 4,3 km restantes. A obra é de responsabilidade do DER-MG, que prevê a conclusão para outubro de 2024. Nesse momento, a obra encontra-se em fase de execução dos serviços de drenagem.
Avenida de Integração Jardim da Torre
A Avenida de Integração Jardim da Torre é uma solução viária proposta para desafogar o trânsito na MG-030, e que já está prevista no plano diretor de 2007. Trata-se de uma via já existente que irá conectar a MG-030, na altura do condomínio Ville de Montagne (logo após o posto da PRF) ao bairro Jardim da Torre (próximo à Fundação Torino e ao Belvedere). O projeto propõe duas faixas em cada sentido em algumas partes do trecho, com uma alça de 14 metros de altura saindo próximo à portaria do condomínio. A obra está em fase de licitação e deve ser concluída em até 10 meses após a contratação do serviço. O custo estimado é de R$ 70 milhões.
Avenida de Integração Rio de Peixe
É a mais complexa das obras, já que são quase 25 km de estrada. O trecho fará a ligação direta da região nordeste (bairro Honório Bicalho) à região noroeste (Miguelão e Jardim Canadá). O objetivo principal da via é interiorizar o desenvolvimento da cidade, criando uma importante nova rota. Como o grau de complexidade deste projeto é maior, a expectativa é que ele fique pronto em até 12 meses. A via retira da MG-030 vários veículos que vêm de Rio Acima e Raposos e que tem como destino a BR-040.
Avenida Florença Perimetral Jardim Canadá
Trata-se da construção de uma via que fará o contorno do bairro Jardim Canadá, aliviando o trânsito de caminhões pesados no acesso direto ao bairro. O traçado da avenida tem aproximadamente 6,2 KM, com dois viadutos. O trecho também cria melhores condições de mobilidade para o transporte de cargas. A obra está em fase final de projeto para ser licitada.
Avenida Parque de Ligação Centro
Esse é um projeto de via que cria um acesso mais rápido da rodoviária à praça do mineiro, desafogando o trânsito na Santa Cruz e outras vias centrais. Ao todo são 2 km de via, e o projeto contempla uma ciclovia e um parque linear margeando a via. A área está em processo de tombamento estadual pelo IEPHA, e o poder público municipal aguarda as diretrizes estabelecidas no tombamento para seguir com o projeto.
Duplicação da MG-030
Solucionar de maneira definitiva a atual situação do trecho municipalizado da MG-030, entre o Trevo da Máquina e o pontilhão no sentido Raposos, que vai do km 18,9 ao km 24,7, que é um dos maiores desafios por causa de encostas e desapropriações, é também parte fundamental das soluções de mobilidade. Classificado por Avenida do Contorno, por estar em perímetro urbano, o trecho liga diferentes bairros da cidade graças aos acessos nos trevos. A avenida está recebendo soluções definitivas e entre os serviços executados estão: a duplicação simples das pistas, com reconstrução da estrutura de pavimento; 22 contenções de diversas tipologias, construção de dispositivos de drenagem e sinalização.
A duplicação vai garantir mais segurança e mobilidade para os moradores de Nova Lima, Raposos, Rio Acima no acesso à BH. O investimento é de R$ 85 milhões.
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