As novas intervenções propostas de solução para o eixo ao redor da trincheira vão ser amplamente discutidas em reunião com associados da Univiva, moradores e instituições, no próximo dia 21 de dezembro.
Dando continuidade à reunião realizada no dia 10 de novembro, o executivo municipal de Nova Lima convidou a diretoria da UNIVIVA para uma nova reunião, no último dia 23, de forma a dar prosseguimento aos assuntos ligados à região do Vila da Serra e MG-030, notadamente, aqueles referentes à lista de reivindicações feitas pela entidade junto à Prefeitura, cujas pendências estão sendo cobradas pelos moradores. Na ocasião, foi apresentado um resumo da cronologia dos eventos das obras de tamponamento da trincheira, com o reconhecimento de falhas na execução do projeto, e relatadas as propostas de solução para o eixo ao redor. A diretoria do UNIVIVA propôs e foi aceito pelo secretário de Governo, Francisco Cançado, que a questão seja amplamente discutida em reunião aberta com associados, moradores e instituições. O encontro será realizado no próximo dia 21 de dezembro, às 16h30h, na sala de eventos da Regional Norte, no Serena Mall.
O empresário Rodrigo Sírio Coelho, da Fratar Engenharia Consultiva, empresa especializada em estudos de Engenharia de Tráfego, Transportes, Pedestres e Logística, e responsável pelo projeto da trincheira da MG-030, fez uma explanação cronológica do tráfego e dos cenários da região. Ele informou que em 2016 foi feito um estudo de tráfego no entorno do edifício Concórdia, a partir de várias pesquisas na região, que apontou que cerca de 836 veículos passavam por hora na entrada da rotatória. E que um dos maiores problemas era mitigar o trânsito da saída da Rua Orozimbo Nonato, que registrava cerca de 200 veículos/hora no pico da tarde.
Segundo ele, em 2018, foi observado um trânsito típico (aquele que é considerado pela média) que formava uma extensa fila da entrada do Pontilhão até a Leroy Merlin, e do outro lado até ao Hotel Caesar Business. Foi nesse momento que foi indicado o projeto da trincheira que hoje, embora ainda necessite de alguns ajustes que não foram feitos ainda, cumpre seu objetivo de amenizar o tráfego naquele eixo. “Fizemos uma pesquisa de tráfego em vários pontos da interseção, para capturar o trânsito típico e foi constatado que o tráfego está melhor que em 2018. Mesmo sem a implantação na totalidade, a interseção está atendendo cerca de 1700 veículos/hora”, disse ele.
Rodrigo lembra que a obra da trincheira é uma solução de curto prazo. Que outras soluções propostas de médio e longo prazos que não foram implantadas, que dependem do complexo maior de obras de mobilidade previsto para a região”, explicou.
Mudanças que precisam ser feitas
Rodrigo apresentou alguns ajustes que precisam ser feitos imediatamente para melhoria do tráfego na trincheira da MG-030. Entre elas estão: programação do semáforo em amarelo piscante na subida da lateral do Edifício Concórdia; retirada da faixa de pedestre e quebra-molas em frente ao Layback e drogaria Araujo; proibição de estacionamento em frente ao Concórdia; implantação de faixas indicativas na trincheira; canalização, conforme projeto, da conversão à direita e duplicação da via lateral ao Concórdia, com instalação de uma baia de ônibus para não fechar o tráfego de quem vem da MG-030 em direção à rotatória.
O presidente da UNIVIVA, Walmir Braga, declarou na ocasião, que todas as informações prestadas durante a reunião não serão anuídas pela diretoria sem antes o assunto ser apresentado e discutido por todos os moradores interessados. Ele disse que aguarda a presença dos dos associados e moradores na reunião.
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