As Prefeituras de Belo Horizonte e Nova Lima iniciaram, desde o último dia 3 de novembro, a vacinação contra a Meningite C para os trabalhadores da área de Saúde e o público de 16 a 30 anos que ainda não se vacinou contra a doença. Com a baixa adesão da população às campanhas de vacinação no país e o aumento no número de casos de meningite C em Minas Gerais e em estados vizinhos, a faixa etária da vacina meningocócica C foi ampliada, passando a contemplar pessoas de 16 a 30 anos.
Para os trabalhadores da Saúde, a aplicação do imunizante acontecerá em centros de saúde, hospitais e clínicas da capital. Poderão se vacinar os trabalhadores da Saúde dos setores públicos e privados de 16 anos ou mais.
Para o público geral de 16 a 30 anos, ainda não vacinados, o imunizante estará disponível nos 152 centros de saúde da Capital. Já em Nova Lima a campanha de vacinação deste público vai até 28/02/2023, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com sala de vacina na cidade.
O calendário de vacinação vai até fevereiro de 2023, conforme orientação da Secretaria de Estado de Saúde (SES), e também serão convocados, de forma gradativa: trabalhadores da área da educação, estudantes universitários, professores e trabalhadores da educação superior, sem limite de idade. Para se vacinar, é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto.
A meningite meningocócica (infecção das membranas que recobrem o cérebro) é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada. Cerca de 3 mil brasileiros são acometidos pela doença todos os anos. Pessoas não vacinadas de qualquer idade são vulneráveis, mas, no Brasil, a doença meningocócica é mais frequente entre crianças com até 5 anos.
De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados nove casos da doença meningocócica em 2022: um paciente menor de um ano e os demais tinham mais de 20 anos.
Deixe um comentário