Procura pela vacina HPV volta a crescer na Região Metropolitana de BH

Rede Hermes Pardini registra aumento de 11% na busca pela vacina contra o vírus causador do câncer de colo do útero.

Em 2022, de janeiro a agosto, a rede de laboratórios Hermes Pardini registrou aumento de 11% no número de vacinas aplicadas, comparando com o mesmo período de 2021. Já em 2021, houve queda de 14% em relação a 2020 e de 43% em relação a 2019 – reflexos da pandemia. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), na mortalidade proporcional por câncer em mulheres, em 2020, os óbitos por câncer do colo do útero ocupam o terceiro lugar no país, representando 6,1% do total. Por isso, a importância de ampliar o acesso à vacinação contra o HP- medida mais eficaz para prevenção de infecções por esse vírus.

Em parceria com a Delloite, uma das principais consultorias empresariais, o laboratório levantou dados para entender o perfil do público que procura pela vacina contra o vírus HPV na Região Metropolitana de BH.

• A pesquisa observou uma concentração de vacinação na população feminina, na faixa etária de 21 a 38 anos, embora na faixa etária entre 15 a 20 anos o público masculino vacinado tenha sido superior em aproximadamente 20%.

• Ainda na faixa etária entre 15 a 20 anos, observou-se um déficit no número de vacinação, tanto no serviço público, de acordo com a base de dados do DATASUS, quanto nas unidades do Hermes Pardini (RMBH). Ainda de acordo com a base de dados DATASUS, há uma redução no número de vacinados ao longo dos anos, desde 2017.

• Entre os vacinados, 10% dos pacientes também buscaram exames relacionados ao HPV – vírus causador do câncer de colo do útero. Cerca de 10% dos pacientes vacinados tiveram seus atendimentos vinculados à especialidade clínica médica.

• Aproximadamente 71% das vacinas aplicadas pela rede de laboratórios mineira decorreu de atendimento particular.

As infecções pelo HPV estão relacionadas a uma série de complicações que podem afetar muito a saúde e qualidade de vida do paciente. A prevenção eficiente contra o HPV deve seguir uma tríade:

1. diagnóstico precoce com exames, como o ginecológico papanicolau, exame preventivo comum que é capaz de identificar lesões precursoras dos cânceres de colo do útero.

2. uso adequado de preservativos, internos e externos, nas relações sexuais como importante forma de prevenção do HPV. Seu uso diminui o risco de exposição ao vírus, contribuindo com a prevenção, mas não elimina a possibilidade de infecção pelo HPV.

3. vacinação contra o HPV – é a medida mais eficaz para prevenção de infecções por esse vírus.

O papilomavírus humano ou, como melhor conhecido pela sigla em inglês, HPV é transmitido frequentemente pelo contato íntimo da pele e das mucosas. Nesse sentido, pode ser contraído através do sexo anal, vaginal e até mesmo sexo oral.

No laboratório Hermes Pardini, a vacina quadrivalente confere proteção contra os 4 principais tipos do vírus HPV: 6,11, 16 e 18. Dessa forma, é capaz de prevenir a maioria dos cânceres de colo de útero, os cânceres de vulva, vagina, do ânus e ainda as verrugas genitais. A vacina é indicada para mulheres entre 9 e 45 anos de idade e homens entre 9 e 26 anos de idade. Homens acima de 26 anos e mulheres acima de 45 anos, podem administrar a vacina mediante prescrição médica.

Em menores de 15 anos de idade, são necessárias duas doses com intervalo mínimo de 6 meses. Para maiores de 15 anos, são três doses (0, 2 meses e 6 meses de intervalos entre elas). Em pacientes imunossuprimidos ou pacientes vivendo com HIV sempre deve ser feito o esquema de três doses. Este valor refere-se a uma única dose. A vacina é contraindicada para pessoas menores de 9 anos, pessoas com história de reação grave à dose anterior desta vacina ou da vacina contra a Hepatite B e mulheres gestantes.

Segundo o epidemiologista e assessor de vacinas do Hermes Pardini, a vacina apresenta eficácia superior a 90%. Assim como qualquer vacina, pode apresentar eventos adversos, os quais são geralmente leves e transitórios. Como reações comuns, pode ocorrer vermelhidão/arroxeamento, dor, inchaço e até coceira no local da aplicação nos primeiros dias após a administração da vacina. Pode ocorrer febre nos primeiros 15 dias.

Serviço:

Moradores do bairro Belvedere e região contam com o apoio do Hermes Pardini para cuidar da saúde. Confira a disponibilidade da vacina na unidade mais próxima, na loja virtual ou no delivery do SaúdeMob. Para consultar o serviço de análises clínicas, vacinação e do atendimento móvel, basta entrar em contato pelo número, que também é WhatsApp: (31) 3228-6200. A unidade do bairro Belvedere fica à Av. Luiz Paulo Franco, 629.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *