Promessa de décadas, obra da estrada ligando Nova Lima a Sabará dará mais mobilidade aos nova-limenses

Na companhia do governador do Estado, Romeu Zema, e do prefeito de Sabará, Wander Borges, o prefeito João Marcelo Dieguez, vistoriou a obra de estruturação e pavimentação da rodovia MG-437, no trecho que liga Nova Lima a Sabará. Com a conclusão das obras, a expectativa é que a rodovia traga mais segurança, agilidade e seja mais uma opção de rota de saída e entrada no município.

Uma estrada de terra de 300 anos. Uma promessa de décadas que passou pela mesa de vários gestores e que agora se torna realidade. A MG-437, estrada que liga as cidades de Nova Lima e Sabará, está sendo pavimentada para dar maior mobilidade aos nova-limenses. As obras de intervenção em um trecho de 12,6 quilômetros de estrada tiveram início no mês de abril, após a ordem de serviço assinada em março e com a mobilização de pessoal e equipamentos. Agora, está sendo iniciada a pavimentação e a expectativa é que tudo seja concluído em 2024, atendendo a uma demanda de décadas da população.

O grande destaque dessa obra é o ineditismo da parceria entre o município de Nova Lima e o Estado, através de um Convênio de Cooperação Técnica assinado em junho de 2022, pelo prefeito João Marcelo Dieguez.. Por meio dele, a Prefeitura de Nova Lima fica responsável pelo aporte de R$ 25,4 milhões ao Governo do Estado, enquanto as intervenções serão contratadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), que prestará também apoio técnico e de fiscalização das obras, com a atuação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra). Em Nova Lima, são 8,6 km de estrada, enquanto em Sabará são 4,5 km de rodovia a ser pavimentada. O aporte financeiro total será de R$ 40 milhões, sendo R$ 25,4 milhões pagos pelo município de Nova Lima e o restante será pago pelo Estado.

Muitos ganhos de mobilidade

O governador Romeu Zema destacou a importância dessa parceria: “Como governador, fico muito satisfeito, principalmente com a visão de futuro deste projeto que vai ampliar a forma como os dois municípios vão se conectar, beneficiando também as cidades de Raposos, Rio Acima e Caeté, que também poderão utilizar este trecho”, afirmou.

O prefeito de Nova Lima, João Marcelo, ressaltou o trabalho em parceria com o Estado. “Mais um grande investimento no que diz respeito ao nosso município, e sabemos que Sabará também está fazendo a parte dela. É a união de esforços para transformar em realidade aquilo que a população tanto espera. O recurso está garantido. São mais de 25 milhões investidos pelo nosso governo, com execução do governo do Estado, por meio do DER. Essa é uma importante obra, que vai trazer muitos ganhos de mobilidade, segurança e desenvolvimento para as cidades da região”, declarou o prefeito João Marcelo Dieguez.

Desafogando o trânsito na MG-030

A pavimentação da estrada Nova Lima – Sabará vai melhorar as condições de trafegabilidade da via. A nova rota vai melhorar a mobilidade em toda a cidade, desafogando o trânsito na MG-030, e proporcionando um acesso seguro e rápido a importantes saídas para a Capital. Esta obra faz parte do Programa de Mobilidade da gestão João Marcelo, que tem a locomobilidade urbana como um dos pilares do seu programa de governo. Ela é uma das soluções encontradas para desafogar o trânsito na MG-030 e na Região Centro-Sul de Belo Horizonte e trazer mais opções de mobilidade para a cidade. Além do acesso à microrregião de Sabará, a MG-437 permitirá, ainda, a interligação com a Região Leste de BH pelo bairro Taquaril e a BR-262.

Saindo do Bairro Mingu, em Nova Lima, em direção à Sabará, no bairro Paciência, o trajeto de 12,6 km será feito em até 15 minutos, diminuindo o deslocamento, consideravelmente, pelo então percurso de mais de 75 km entre as duas cidades tricentenárias.

Além de promover o deslocamento de pessoas, satisfazendo as necessidades do modo de vida globalizado e rapidez de deslocamento, a pavimentação da rodovia traz muitos impactos positivos que são percebidos logo no início. Primeiro, a geração de empregos na conclusão dos serviços e, depois, na redução dos custos de transporte de carga e de pessoas. Mais estradas significam mais rapidez e mais praticidade no intercâmbio de negócios, do comércio e na logística de entrega de mercadorias. E, ao contrário de muitos desafios enfrentados na construção de uma rodovia, especialmente aqueles relacionados aos impactos ambientais causados, com a MG-437 isso será diferente porque a estrada de terra já existe e a infraestrutura recebida não compromete o meio ambiente local.

Segurança, praticidade e agilidade

O trecho já possui 2,5 quilômetros pavimentados que também vão receber melhorias. Após a conclusão, a projeção é que cerca de dois mil carros passem diariamente pelo local. “Vias como estas farão com que muitos passem a utilizar rotas alternativas, e não mais entrar na Grande BH, onde sabemos que o trânsito é pesado e congestionado. E, com o Rodoanel, que iniciaremos mais adiante, a tendência é que o trânsito na região metropolitana melhore mais. Lembrando que ainda teremos as obras do metrô. Estamos trabalhando para melhorar o trânsito e também a vida do cidadão, que quer ir e voltar com agilidade e segurança. Espero que a previsão seja cumprida, para que o prazo previsto seja executado e, em breve, este trecho esteja sendo utilizado”, ressaltou o governador.

Parceria com municípios

O prefeito de Sabará, Wander Borges, destacou o fato de diversos municípios serem beneficiados, o que mostra que é um investimento que impacta positivamente toda a região. “Essa obra vem coroar as cidades próximas, além de beneficiar também Belo Horizonte, já que a estrada vai aliviar o fluxo de carros na capital. Por exemplo, com certeza para quem sair do centro histórico de Sabará para acessar a região Centro-Sul de BH”, afirmou.

História de 300 anos

A estrada da Sabará existe há 300 anos e por isso tem história e preserva muitas curiosidades. Além de pertencer à antiga Comarca Vila Real de Nossa Senhora da Conceição de Sabará, era o local de passagem do ouro, um caminho que margeava a bacia do Rio das Velhas e também servia para acesso à antiga Vila Rica, caminho do Imperador para Paraty, no Rio de Janeiro. Ou seja, a primeira estrada aberta pela coroa portuguesa, que ligava Sabará – passando por Nova Lima – até o Rio de Janeiro, pela Estrada Real.

Atualmente, a distância entre Nova Lima a Sabará é de 75 km, e essa estrada vai diminuir a distância entre as duas cidades, promover o deslocamento com mais rapidez e ainda promover maiores interfaces com o comércio

Rodovia terá desvio pelos próximos 30 dias

O DER-MG informou que desde o último sábado, dia 20 de maio, foi necessário o desvio no tráfego de veículos na rodovia MG-437, entre os quilômetros 10 e 16, no trecho entre Nova Lima e Sabará, nos dois sentidos da via. A medida se deve às obras de melhoramentos e pavimentação que estão em andamento. O tráfego foi deslocado para uma rodovia municipal já utilizada pelos veículos de carga das mineradoras, o que aumenta o percurso em cerca de 3 km.

Há rotas alternativas orientando os condutores quanto à mudança temporária que deve durar cerca de 30 dias. Para o usuário que segue sentido Nova Lima, o acesso é pela entrada do Aterro Sanitário, sentido Mineradora AngloGold até a rotatória da AMG-150.

No sentido Sabará, o acesso é pela avenida Ribeirão Cardoso até a rotatória, acessando a segunda saída, sentido rua Antônio Serafim da Silveira. Em seguida, vire à direita na rua Rádio Itatiaia e à esquerda na Rua Arreião do Matadouro e, por fim, pegue a saída para AMG-150, sentido AngloGold.

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