A Secretaria de Meio Ambiente de Nova Lima promoveu, no dia 3 de agosto, a entrega de Kits de Equipamentos para o pessoal da Gastronomia Típica de Nova Lima. O projeto tem por objetivo “fomentar a cultura, o trabalho e a renda e trazer dignidade para as quitandeiras de Nova Lima” ressalta o secretário Gabriel Coutinho, e o trabalho está sendo possível através de emenda destinada pelo Deputado Federal Fred Costa (Patriota) para viabilizar a compra dos equipamentos. A solenidade de entrega do material contou com a presença do vice-prefeito, Diogo Ribeiro.
As quitandeiras de “Queca” e “Lamparina”, iguarias que já foram reconhecidas como Patrimônio Imaterial de Minas Gerais, foram as beneficiadas. A famosa “Queca” tem seu nome derivado de “christmas cake”, o bolo de natal inglês. Com frutas cristalizadas, nozes, castanhas, passas, cerejas, ameixas, o bolo acompanhou a vinda dos britânicos para a antiga Congonhas do Sabará e se tornou um costume das famílias nova-limenses presentearem os amigos nas festas natalinas, cada família com sua receita particular.
Já a “Lamparina” é uma tradição que remonta ao ano de 1881, quando o então imperador Dom Pedro II visitou a cidade e foi surpreendido com uma adaptação do pastel de Belém (de origem portuguesa). O doce tem esse nome porque colocava-se um pavio embebido em azeite e água que era acendido com fogo.
Deixe um comentário