Rejeito da CSN polui Rio das Velhas em Nova Lima

A Secretaria de Meio Ambiente de Nova Lima notificou o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), a Copasa e a FEAM para análise e fiscalização no Córrego Fazenda Velha, que provocou a mortandade de peixes no Rio das Velhas, na região de Honório Bicalho, em Nova Lima. Também solicitou dados relacionados ao monitoramento da mudança de turbidez do rio e todos os parâmetros ambientais que levaram a esse evento. E, ainda, requereu à Copasa o compartilhamento das análises de qualidade da água da ETA Bela Fama e outros relatórios relacionados a eventuais alterações na qualidade da água no local.

Segundo informou o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Coutinho, foi criado um grupo de trabalho com representantes das prefeituras de Nova Lima, Rio Acima e Raposos, para atuar na fiscalização e foi descoberto que a fonte poluidora se encontra na divisa entre Itabirito e Ouro Preto, no local onde a empresa CSN colocou um polímero floculante na barragem que não decantou a água de forma adequada e causou a poluição. No local está a Mina de Fernandinho da CSN, que apesar de não operar a atividade de lavra, possui três barragens. O trabalho na barragem de rejeito foi suspenso.

O acidente aconteceu no último dia 26 de março e dois dias depois foi realizada a fiscalização no local pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), FEAM e Polícia Militar Ambiental (PMMAmb) de Nova Lima. Na ocasião foi observada a presença de manganês e finos de minério de ferro, de coloração avermelhada, causando a turbidez acentuada das águas do Rio das Velhas.

Durante a fiscalização foi constatado que a Barragem Ecológica 1 estava passando por manutenção do canal do vertedouro, sendo utilizadas tubulação para bombeamento e escoamento da água do seu reservatório para o vertedouro, que, por sua vez, deságua no Córrego Fazenda Velha. Segundo relatos da empresa, durante as obras estavam sendo aplicados floculantes e coagulantes para reduzir a turbidez da água, procedimento que estava visualmente ineficiente, segundo os órgãos ambientais. Por esse motivo, a CSN foi autuada por causar poluição e degradação ambiental.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *