Saber +: Plano de Recuperação e Aceleração da Aprendizagem busca a inclusão e a equidade

Com o intuito de cobrir a defasagem educacional, em razão da pandemia, a Prefeitura de Nova Lima implantou o Saber +: Plano de Recuperação e Aceleração da Aprendizagem. Elaborado em conjunto com os servidores da educação do município e do Estado, o Programa, que tem ações previstas até 2024, ratifica a preocupação do governo com a inclusão e a equidade. Para tanto, o Programa buscou conhecer a situação da aprendizagem dos estudantes, depois de dois anos com aulas remotas, e com isso, adotando metodologias diferenciadas e lúdicas. Como suporte pedagógico, o município disponibilizou o reforço estudantil, além do transporte escolar para ida e volta dos alunos.

O primeiro passo do Programa foi diagnosticar a situação da aprendizagem que os estudantes da rede apresentaram após o sistema de aulas remotas adotado nos anos letivos de 2020 e 2021, considerando especialmente a desigualdade educacional acentuada nesse período. Desde o início do ano letivo, estão sendo avaliadas as capacidades de leitura, escrita e raciocínio lógico de cada estudante.

O processo de diagnóstico vai além da avaliação puramente conceitual dos profissionais envolvidos. É um trabalho de empatia para com os estudantes e a sua realidade.

À medida que a situação de aprendizagem dos alunos vai sendo diagnosticada, os responsáveis são informados a respeito do resultado e das medidas empregadas para mitigação da defasagem. A educação conta com 70 professores recuperadores que atuam na linha de frente, promovendo o acolhimento dos alunos e ministração dos conteúdos, por meio de metodologias diferenciadas e lúdicas.

O Saber + contempla ainda a revisão curricular e otimização da proposta pedagógica, empregando atividades focadas nas competências identificadas como as mais prejudicadas na pandemia.

Reforço estudantil

Aos estudantes que necessitam de apoio pedagógico, conforme resultado do diagnóstico, a Prefeitura está disponibilizando extensão da carga horária, com oferta de um horário extra facultativo em cada escola. A instituição é responsável pela organização do ensino personalizado em turmas de reforço, com dez estudantes por classe. Os alunos que aderiram ao horário extra têm à disposição o transporte escolar para ida e volta.

Outra medida realizada é o reforço paralelo para os não-alfabetizados na idade recomendada. Neste caso, é feito durante o horário regular, ocasião em que esses alunos realizam as atividades com o suporte do professor recuperador em outro ambiente.

Apoio tecnológico

Os estudantes da rede municipal vão contar ainda com plataformas virtuais de aprendizagem nas escolas. Cada aluno terá um login de e-mail institucional para ter acesso à plataforma Google Classroom. O Governo Municipal adquiriu 7 mil tablets destinados aos estudantes do ensino fundamental e disponibiliza internet gratuita nestes aparelhos para que eles possam ampliar as oportunidades de aprendizagem no meio digital, de forma conjugada com o ensino presencial.

Resultados

O aproveitamento do 1º trimestre, consolidado das 17 escolas foram: Global 56,47%, Anos Iniciais 64,23% e Anos Finais 12,21%. O resultado corresponde ao percentual de estudantes que alcançaram 70% dos pontos em todos os componentes curriculares, exceto Artes, Educação Física e Ensino Religioso.

A partir desses resultados, foram definidas metas para as escolas alcançarem no final do ano letivo de 2022. As instituições elaboraram planos de ações para recuperar as defasagens apontadas no diagnóstico. Por exemplo, as aulas passaram a ser mais atrativas e com novas abordagens (Metodologias Ativas), ações para melhorar a disciplina dos estudantes e também o combate à violência (física, verbal ou virtual) no ambiente escolar. Iniciativas do Programa 5S foram também implementadas, trabalhando os sensos de utilização, ordenação, saúde, limpeza e autodisciplina.

Com o fechamento do 2º trimestre, já foi possível perceber que todo o resultado qualitativo das escolas já reflete também no quantitativo: Global: 60,43% (Aumento de 3,96 pontos percentuais), Anos Iniciais 68,31% (Aumento de 4,08 pontos percentuais) e Anos Finais 14,78% (Aumento de 2,57 pontos percentuais).

Prefeitura inaugura a Casa do Educador

O Governo Municipal inaugurou em outubro, a Casa do Educador Prof.ª Waldette Lima Alves, que fica em um imóvel de 1.763 m2 localizado na Avenida Benedito Alves Nazareth, 412, no Bairro Campo do Pires. Seu uso é voltado exclusivamente para os profissionais da educação.

O projeto arquitetônico prevê sala de reunião, de relaxamento e massagens, serviços jurídicos e psicológicos, laboratório de informática, biblioteca do educador, sala multiuso e de edição para videoaulas. Além disso, o espaço conta também com cozinha, refeitório e banheiros adaptados para pessoas com deficiência, recepção, salas modelos para estímulo da criatividade e intervenções diversas com foco em metodologias ativas de aprendizagem.

Essa é uma iniciativa inovadora que visa valorizar e otimizar o trabalho dos cerca de 1.500 servidores da rede municipal de ensino. A expectativa é de que a Casa do Educador seja um ponto de encontro com discussões proveitosas para a formação e aperfeiçoamento contínuo dos docentes.

O edifício recebe esse nome em cumprimento ao projeto de lei, aprovado pela Câmara de Nova Lima, que homenageia a educadora Waldette Lima Alves, nova-limense, falecida em maio deste ano, que foi diretora por 21 anos da Escola Estadual Augusto de Lima, uma profissional exemplar que sempre contribuiu para a formação dos jovens da cidade.

 

Biblioteca Pública é entregue reformada e ampliada

Reformado e ampliado, o prédio da Biblioteca Pública Municipal Anésia de Matos Guimarães, localizado na Avenida Rio Branco, 289, Centro, foi entregue à população nova-limense.

Todo o prédio foi recuperado, desde o piso, paredes, janelas, portas e teto, passando pelo muro de arrimo e guarda-corpo externo. Além disso, o imóvel foi ampliado com a construção de um anexo de dois pavimentos, incluindo acessibilidade com elevadores. Vale ressaltar ainda que os painéis originais da casa, varanda e sala principal foram restaurados. O local estava fechado para a comunidade desde 2013.

Atualmente, o acervo de livros da biblioteca é de aproximadamente 30 mil exemplares. Também estão neste prédio uma mostra da coleção de memória patrimonial sobre a história de Nova Lima e um painel recuperado do pintor Paulo Bazílio da Cruz, com nove trabalhos em dimensões variadas.

LOCALIZAÇÃO: Biblioteca Pública Municipal Anésia de Matos Guimarães – Endereço: Avenida Rio Branco, 289, Centro – Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *