Strada Ranch une trabalho e lazer

Além do motor 1.3 flex, que desenvolve 107cv quando abastecida apenas com etanol, e e do câmbio automático do tipo CVT, que fazem uma dupla forte na redução do consumo, a versão topo de linha da picape compacta da Fiat tem atrativos como uma boa lista de equipamentos de série de conforto e segurança.

O repertório inclui airbags laterais, controles eletrônicos de estabilidade e tração, monitoramento da pressão dos pneus, carregador do celular por indução e central multimídia com tela de sete polegadas, entre outros. Para fazer valer o apelo rural do visual, a versão Ranch tem altura elevada da suspensão, protetor de cárter e pneus de uso misto.

Na frente, destaque para a grade na cor preta, que tem uma barra comada na parte superior, abriga o símbolo da marca e “une” os faróis em LED; os faróis de neblina e a tomada de ar inferior com grade do tipo colmeia. De perfil, chamam a atenção as coberturas plásticas na cor preta nos para-lamas e soleiras, os “airbumps” nas portas, os estribos, o santantônio estilizado e as rodas de 16 polegadas com desenho mais elegante. Na traseira, vale citar as lanternas com desenho claramente inspirado nas da picape Toro, tampa da caçamba com sistema de abertura fácil e o estribo antiderrapante que facilita o acesso à caçamba.

Por falar no compartimento de carga, a Ranch vem com protetor de caçamba, protetor do vidro traseiro, diversos ganchos para a amarração da carga, luz para iluminar o local, tampa com chave e capota marítima. Para quem tem interesse no transporte de carga, a Ranch leva até 600 quilos, incluindo o peso dos ocupantes e o que está sendo levado na caçamba. Quanto à capacidade volumétrica, no compartimento de carga cabem 844 litros. Em termos de espaço na cabine, quatro adultos, desde que não tenham estatura elevada, viajam com certo conforto, com relativo espaço para as pernas de quem viaja no banco traseiro, cujo encosto tem boa inclinação.

O acabamento interno não chega a ser destaque, mas deixa boa impressão com o revestimento em couro dos bancos nas cores preta e marrom (o mesmo acontece com o painel) e detalhes em preto brilhante na moldura dos controles do ar. Entre os equipamentos de conforto, vale citar o carregamento do celular por indução, central multimídia com tela de sete polegadas (Android Auto e Apple CarPlay) e duas entradas UBS. Por outro lado, o ar-condicionado poderia ser digital. No pacote de segurança, destacam-se os airbags laterais, os controles de estabilidade e tração, o monitoramento da pressão dos pneus e o sistema Isofix para fixar cadeiras infantis. Faltam itens que contemplem a assistência à direção.

O motor 1.3 dá conta do recado quando se quer apenas uma performance familiar e econômica (o baixo nível de consumo é um dos destaques desse propulsor). Mas quando se coloca quatro ocupantes e bagagem, o fôlego cai bastante. O câmbio automático do tipo CVT simula sete marchas, sabe aproveitar bem a força do motor e tem papel fundamental para se obter os baixos níveis de consumo. No modo manual de trocas, a condução da picape se torna mais agradável.

A direção elétrica está bem calibrada para velocidades mais altas (com bom “peso”) e para as manobras (bem mais leve), nas quais o motorista conta com a ajuda dos sensores de estacionamento e da câmera de ré. O conjunto de suspensão consegue equilibrar bem conforto e estabilidade, mas é menos confortável quando está vazia do que quando carregada. Com boa altura do solo, pneus de uso misto e protetor de cárter, a Ranch se saiu bem fora do asfalto.

Principais equipamentos

Banco em couro, central multimídia com tela de sete polegadas, ar-condicionado, protetor de cárter, monitoramento da pressão dos pneus, duas entradas USB, faróis de neblina, computador de bordo, comandos de áudio no volante, protetor de caçamba, faróis em LED, Isofix para fixar cadeiras infantis, coluna de direção com regulagem de altura, assistência de partida em rampa, câmera de ré, santantônio, carregador do celular por indução, luz de iluminação da caçamba, barras de teto longitudinais cinza, estribo lateral, direção elétrica, suspensão elevada, para-choque traseiro com estribos antiderrapantes, capota marítima, airbag lateral, sensor de estacionamento, rodas de liga de 16 polegadas, pneus de uso misto, controle eletrônico de estabilidade e grade de proteção no vidro traseiro.

Preços – R$ 125.990,00. Com pintura metálica, sobe para R$ 128.280,00.

Ficha Técnica

• Motor – Quatro cilindros em linha, 1.332cm3 de cilindrada, oito válvulas, flex, que gera potências de 98cv (gasolina) a 6.000rpm e de 107cv (etanol) a 6.250rpm e torques de 13,2kgfm (gasolina) a 4.250rpm e de 13,7kgfm (etanol) a 4.000rpm
• Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas
• Direção – Assistência elétrica
• Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo rígido
• Dimensões – Comprimento, 4,48m; largura, 1,73m; altura, 1,57m; entre-eixos, 2,73m
• Altura do solo – 19,6cm
• Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
• Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/55 R16
• Caçamba – 844 litros
• Carga útil (ocupantes mais carga) – 600 quilos
• Tanque – 55 litros
• Peso (em ordem de marcha) – 1.215 quilos

Eduardo Aquino * / eduardo.aloisio@yahoo.com.br

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