Tentativa de invasão de Parque de Fechos é combatida pelas autoridades

Após o episódio de invasão e tentativa de usucapião de forma ilegal, força-tarefa de Nova Lima remove invasor e aplica multa. O Parque Municipal é preservado e considerado de grande relevância na qualificação e desenvolvimento de projetos ambientais.

A Prefeitura de Nova Lima irá manter a vigilância e o monitoramento constante e, se necessária, a fiscalização do Parque Natural Municipal de Fechos, unidade de conservação que faz divisa com a Estação Ecológica da Copasa. A informação é do secretário de Meio Ambiente, Gabriel Coutinho, após o episódio de invasão e tentativa de usucapião de forma ilegal de parte do terreno, que demandou uma ação de força-tarefa com a participação das secretarias de Obras, Segurança, Meio Ambiente e da Regional Noroeste no Jardim Canadá. O local é preservado e considerado de grande relevância na qualificação e desenvolvimento de projetos ambientais.

“Removemos, destruímos e apreendemos materiais do invasor como um container, cerca de arame e padrão de água e energia. Ainda, notificamos e multamos a empresa responsável, cujo CNPJ constava em uma placa, e também notificamos a Copasa e a Cemig sobre a instalação irregular dentro da Estação de Fechos. Estamos em um monitoramento permanente para proibir e coibir qualquer tentativa no sentido de invasão à propriedade ou destruição de patrimônio público dos parques da cidade. Iremos usar todo o rigor da lei necessário para qualquer tentativa neste sentido”, ressaltou Gabriel Coutinho, secretário de Meio Ambiente. De acordo com informações havia a tentativa de instalação de um loteamento clandestino no local.

Segundo Coutinho, o material apreendido está sob custódia do município e caso haja nova tentativa a força-tarefa entrará novamente em ação. O Parque Natural de Fechos ocupa uma área superior a 24 hectares e encontra-se em meio à vegetação florestal e campo ferruginoso, rupestre e de altitude, e abriga espécies endêmicas da região.

Já a Estação Ecológica de Fechos (EEF) é uma unidade de preservação natural de 554 hectares, localizada em Nova Lima, que abriga a bacia do córrego de Fechos, florestas de Cerrado e Mata Atlântica e rica fauna ameaçada de extinção. Suas águas abastecem cerca de 280 mil pessoas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), no Eixo Sul.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *