A atuação da Polícia Militar hoje no bairro se consolida através das reuniões comunitárias, onde os moradores apresentam suas demandas e a PM expõem as medidas a serem adotadas para resolução dos problemas pautados.
A segurança sempre foi um dos fatores mais importantes na hora de escolher um local para morar. O Belvedere, considerado o bairro com a maior qualidade de vida da Zona Sul de Belo Horizonte, está se ranqueando também como um bairro com mais tranquilidade e também mais protegido. O trabalho de prevenção e as ações de articulação entre a Polícia Militar junto às associações de moradores e à comunidade vêm promovendo maior sensação de segurança e bem-estar para todos. Visivelmente, o bairro está mais seguro e mais protegido.
De acordo com a 124ª Cia da Polícia Militar, atualmente, o policiamento é baseado em dados estatísticos e análise criminal, mas, sobretudo, na filosofia de polícia comunitária, cujo objetivo é levar às comunidades locais uma polícia que priorize a participação desta no planejamento, implementação, avaliação de estratégias de prevenção da criminalidade e melhoria da qualidade de vida. “Esta doutrina, através de suas diretrizes, objetiva também tornar a relação entre polícia e comunidade um espaço pleno para o exercício de cidadania, propiciando a legitimidade das atividades policiais e o fortalecimento dos laços de confiança entre esses profissionais e todos os cidadãos, sem restrição de classe social, raça, gênero, opção religiosa, partidária ou sexual”, destaca a Ten. Yara do 22º BTPMG.
Sensação de segurança
O trabalho da Polícia Militar hoje no Belvedere se consolida através das reuniões comunitárias, onde os moradores apresentam suas demandas e a PM expõem as medidas a serem adotadas para resolução dos problemas pautados, além do contato diário realizado por militares que atuam no bairro. O resultado desse serviço está comprovado nos últimos relatórios de ocorrências. Em 2023, foi registrado apenas um crime violento, um roubo. E o relatório final de 2022 é ainda mais surpreendente. “Encerramos 2022 com redução de 46% em relação aos crimes violentos em relação a 2021. Há mais de dois anos não são registrados crimes de homicídio, estupro e sequestro no bairro”, informou a Tenente Yara que é responsável pelo policiamento do bairro.
Ela explica “que além do efetivo do 22º BPM, rotineiramente, somos apoiados pelo Batalhão de Polícia de Trânsito e por outros órgãos, como a BHTrans, durante a realização de operações conjuntas. Ademais, para que esse contato seja ainda mais efetivo, dos serviços constantes do portfólio da PMMG, rotineiramente, no bairro, temos a Base de Segurança Comunitária (BSC), a Motopatrulha (Mp), o Radiopatrumento (RP), o Radiopatrulhamento Unitário e o Policiamento a Pé (PA)”, explicou.
O empresário Homero Dolabela, do Empório Humm, já percebe essa sensação de segurança. Segundo ele, o Belvedere está sendo renovado, tanto em relação à instalação de novos comércios, como de novos moradores que estão escolhendo o bairro para morar, o que tem trazido vida e movimentação para as ruas. “Temos hoje um novo bairro com mais espaços, com novos negócios e serviços diferenciados, com mais pessoas circulando pelas ruas. Todo esse movimento acaba gerando novos arranjos para a seguridade de todos, como as lojas que possuem segurança privada e oferecem mais iluminação para as ruas, trazendo mais policiamento e culminando em dificultadores para ações de bandidagem”, ressaltou.
Recursos adotados
Para o atendimento da população no Belvedere, a 124ª Cia de Polícia Militar emprega diariamente vários recursos. No período da manhã é utilizada uma viatura policial, composta por dois militares que atuam no foco do patrulhamento preventivo e também no atendimento de ocorrências. Já à tarde, a Base Comunitária Móvel realiza o trabalho com 02 policiais fixos na base e dois militares em motocicletas e uma viatura de patrulhamento unitário. E durante a madrugada, uma viatura composta por dois militares, tem como principal missão o atendimento de ocorrências e a prevenção de crimes no bairro.
Vale ressaltar que a Base Comunitária Móvel está instalada na Avenida Luiz Paulo Franco, na entrada do bairro, e funciona todos os dias da semana, de 14h à meia-noite. A equipe está à disposição da comunidade, servindo como principal ponto de referência para registro de ocorrências no Belvedere. E, além das viaturas, o policiamento do bairro também é reforçado quando da atuação das equipes do Comandante do Setor, do Comandante da 124 ª Cia PM, bem pelas guarnições de Radiopatrulhamento Tático Móvel.
Deixe um comentário