As obras contemplam melhorias no pavimento e na sinalização da via, utilizando a plataforma pavimentada existente para otimizar as pistas e criar uma faixa de aceleração mais segura para os motoristas que saem de Moeda.
Como parte do Plano de 100 dias de operação, que prioriza 42 ações imediatas para melhorar as condições da BR-040 e garantir a segurança dos usuários, a EPR Via Mineira, concessionária responsável pela administração da rodovia entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, iniciou uma série de intervenções no Trevo de Moeda, em Itabirito.
Segundo Eric de Almeida, diretor-executivo da EPR Mineira, motoristas que saem da região de Moeda e seguem em direção a Belo Horizonte, especialmente aos finais de semana, feriados ou horários de pico, enfrentam dificuldades para cruzar as faixas de tráfego e adentrar à rodovia devido ao fluxo intenso. “Havia um grande clamor de usuários, entes públicos e privados por maior segurança, em caráter de urgência. De acordo com as condições existentes na pista, com foco na segurança e fluidez, desenvolvemos uma série de intervenções rápidas que facilitam a travessia de quem vem da região de Moeda e acessar a rodovia, sem comprometer a fluidez dos usuários que trafegam pelo eixo da rodovia. Essa solução provisória ficará em vigor até que a obra definitiva, programada para o 6º ano do contrato, seja devidamente licenciada e concluída”, explica Almeida.
As obras contemplam melhorias de pavimento e na sinalização da via, utilizando a plataforma pavimentada existente para otimizar as pistas e criar uma faixa de aceleração mais segura para os motoristas que saem de Moeda. “As intervenções na sinalização contam com elementos como redutores de velocidade, dispositivos refletivos e um leve desvio do traçado à direita na pista Norte, no sentido Belo Horizonte, para direcionar o tráfego. Uma das faixas será convertida em faixa de aceleração para os motoristas que acessam a rodovia a partir de Moeda, contribuindo para uma integração mais segura e eficiente ao fluxo principal”, detalha Mauricio Cavalli, gerente de engenharia da EPR Via Mineira.
As melhorias
A nova sinalização contará com pintura de faixas com tintas de alta resistência à abrasão do tráfego, microesferas com alta refletância, Linhas de Estímulo de Redução de Velocidade (LERVs) e novas placas indicativas e de advertência, com o objetivo de mitigar o risco de acidentes no local. Já as obras de pavimentação utilizam asfalto borracha, que proporciona maior durabilidade ao pavimento e melhor aderência dos pneus com a superfície.
Além de sustentável — contando com 15% de borracha moída oriunda de pneus reutilizados —, o material oferece maior durabilidade e é cerca de 5 vezes mais resistente ao trincamento do que o asfalto convencional. Outro benefício é que ele reduz significativamente o spray — a nuvem de gotículas de água lançada pelos pneus durante a chuva, que compromete a visibilidade — graças à sua capacidade de melhorar a drenagem na superfície, proporcionando mais segurança aos motoristas.
Deixe um comentário