Padre Alexandre anuncia que templo da Paróquia Bom Jesus do Vale será erguido em 2024.
Padre Alexandre Fernandes, um sacerdote com 29 anos de dedicação e 56 de idade, é um verdadeiro patrimônio da região. Ele se tornou parte integral da história do bairro Belvedere, desde sua chegada em 1998. Vinte anos depois, ele recebeu a missão de fundar uma igreja no Vale do Sereno. Em um simples contêiner, o sacerdote iniciou seu incansável trabalho, fortaleceu a fé dos fiéis, reuniu moradores, voluntários e angariou doações para o terreno que hoje abriga a paróquia Bom Jesus do Vale.
Em 2024, o espaço iniciará a construção do templo, local onde serão celebrados missas, casamentos e batizados e que ficará sobre o Centro de Evangelização que foi concluído na metade deste ano. O altar ficará à frente de uma grande janela de vidro, voltada para a mata preservada. “As celebrações terão a beleza da obra de Deus como vista”, explica Padre Alexandre. Também será construída uma capela, que estará sempre aberta para aqueles que procuram silêncio e tranquilidade para fazerem suas orações e preces.
Além de todo o trabalho de construção física, também será reforçada a obra espiritual da comunidade, com seminários de aprofundamento e oração, para quem já conhece a fé e também para quem deseja conhecer. “Com o novo centro, podemos desenvolver novas pastorais para sermos cada vez mais um local de acolhimento e transformação”, enfatiza Padre Alexandre Fernandes.
Uma história de esperança
“Em 2014, há quase 10 anos, me recordo de visitar o Vale do Sereno para conhecer o espaço que hoje se tornou nossa Paróquia. Não havia movimentação alguma na região. As ruas largas eram marcadas apenas pela neblina que descia das montanhas no alvorecer. Ouvia-se apenas o barulho do riacho e o canto dos pássaros. Enquanto contemplava as belezas do Vale, percebi que seria um desafio, mas afinal, tudo o que vale a pena nesta vida é feito de desafios e superação”, relata Padre Alexandre.
Padre Alexandre explica que a região ainda dava passos curtos de desenvolvimento habitacional, mas viu ali diante daquele terreno, a realização de um sonho. “Já podia ver a torre da igreja, com sinos que rimavam com o canto das cigarras, as grandes janelas, abertas para a mata preservada, pessoas saindo de suas rotinas agitadas indo ao encontro de paz e refúgio em meio a tranquilidade de um bairro planejado desde a sua criação, para estar em harmonia com a natureza”, explica.
Em 2014, há quase 10 anos, me recordo de visitar o Vale do Sereno para conhecer o espaço que hoje se tornou nossa Paróquia. Não havia movimentação alguma na região. As ruas largas eram marcadas apenas pela neblina que descia das montanhas no alvorecer”.
Padre Alexandre Fernandes,Paróquia Bom Jesus do Vale.
Para Padre Alexandre, o espaço do culto e da celebração da fé serve como um lugar de partilha e união da comunidade ao seu redor e faz com que o bairro seja transformado por suas ações sociais e de evangelização. A paróquia envolve os moradores em atividades sociais que transformam a sociedade, como o projeto de paisagismo que devolveu diversas espécies de plantas nativas da mata que circundam a comunidade.
“A Missa no domingo era celebrada e, em seguida, vivia-se a fraternidade da partilha do café da manhã. Nas conversas, já sonhávamos sobre o futuro, imaginando as crianças brincando na praça, os jovens trazendo música e alegria, as famílias construindo laços e memórias felizes”, descreve emocionado.
O pároco começou em um pequeno espaço improvisado e reuniu o que há de mais importante para se construir uma Igreja: uma comunidade disposta a fazer nascer ali um lugar de fé. O tempo passou e a pequena comunidade tornou-se gigantesca, o espaço improvisado já não era mais suficiente para comportar todo o fervor da fé de tantos que encontraram na Bom Jesus o seu recanto espiritual. Surgiram novas pastorais, movimentos da juventude, catequese e juntos aumentamos o espaço para bem receber a todos.
Atualmente, em cada domingo, mais de três mil pessoas passam pela comunidade participando das Santas Missas, além de todos os encontros semanais. “Na igreja aprendemos valores que servem não apenas para nossa vida espiritual, mas nossa convivência social, despertamos o olhar para o outro, para a caridade, para a misericórdia”. O Papa Bento XVI afirmava sempre que “a Igreja está sempre a serviço do outro” – e assim é a Bom Jesus, um lugar que pertence à comunidade, pronta para ouvir, aconselhar, auxiliar e fazer com que nossa região se torne cada vez mais virtuosa e preocupada com o bem”, conclui.
Deixe um comentário