Vila da Serra se tornou símbolo de crescimento do Vetor Sul

A localização privilegiada, construções diferenciadas, segurança, infraestrutura e comércio e serviços diversificados colocaram o bairro em uma posição de destaque. As oportunidades de negócios, lazer e entretenimento atraem moradores.

Certamente, o bairro Vila da Serra foi o propulsor do desenvolvimento da região Norte de Nova Lima e do Vetor Sul de Belo Horizonte. A viabilização do bairro se deu de forma organizada, com lotes de 4 mil metros e área construída de 8 mil metros quadrados, com empresas sendo convidadas a construir e transformar seus condomínios em verdadeiros resorts de luxo. Hoje, todo implantado e com a ocupação quase completa, ele se desponta como símbolo de crescimento de um bairro organizado, com uma posição de destaque e alta procura por moradias de alto padrão.

A localização privilegiada, construções diferenciadas, segurança, infraestrutura e comércio e serviços diversificados, incluindo aí Educação e Saúde, transformaram o Vila da Serra em uma centralidade. As oportunidades de negócios e as possibilidades de lazer e entretenimento oferecidas pelos edifícios clubes com piscinas, salão de beleza e salão de jogos, entre outros, propiciaram ao morador o acesso ao lazer sem precisar sair de casa.

Conectividade

Entre os moradores existe uma convergência de pensamento sobre a boa conectividade e a caminhabilidade oferecida pela grande alameda, os espaços urbanos diferenciados, a boa gastronomia e a qualidade de vida modelar. A nutricionista Adriana Esteves e o marido Ricardinho (ex-atleta do Cruzeiro), moraram no Belvedere, nos Estados Unidos e Japão até escolherem o Vila da Serra para viver com as duas filhas. “Aqui temos o sentimento de segurança, podemos sair do nosso condomínio e andar a pé pela alameda com muita tranquilidade. Também podemos escolher onde comprar o melhor pão e até saber o horário para buscar conforme a fermentação do produto. E, o mais importante: percebemos que as pessoas aqui estão preocupadas com a qualidade de vida, o que é um motivador para novos negócios e modelos”, explica Adriana Esteves.
Para o casal, a região como um todo precisa seguir com projetos urbanos mais sustentáveis e outros de melhoria da mobilidade. “Ninguém quer abrir mão do conforto e da segurança aqui presentes. Mas, para usufruir de todo esse potencial que está chegando ao redor é necessário pensar em soluções de mobilidade, com mais acessos aos destinos, com a utilização de espaços como ramal para abrigar parques e avenida”, destacaram.

O advogado João Rafael Soares, ex-presidente da OAB Nova Lima e atualmente assessor no Senado, enumera que entre as vantagens de morar no Vila da Serra está a proximidade com o centro administrativo da capital e a diversificação da centralidade. “O bairro oferece condições para que as necessidades cotidianas de todos os moradores sejam atendidas pelo corredor de comércio e serviços instalado. Aqui podemos conviver com as oportunidades, com o comércio e o meio ambiente. e ter um contato maior com a natureza que está ao nosso lado, onde estão as trilhas e outros atrativos ecológicos”, disse ele.

Força produtiva

A força produtiva do Vila da Serra pode ser comprovada em números. O bairro possui aproximadamente 15 mil moradores, em 4.405 residências instaladas em 90 condomínios verticais. Cerca de 6 mil empresas – entre comércio e serviços – estão aqui estabelecidas, bem como quatro hospitais ativos, um em reforma e dois com propostas para edificação. A região tem a oferta de três escolas, com estimativa de mais de 8 mil alunos até 2026 quando outras três que estão em construção estiverem operando.

A conjugação de vantagens e possibilidades conferem ao Vila da Serra um lugar de destaque no espaço urbano como um bairro charmoso, com sociabilidade e autossuficiência dos serviços, e capaz de colocar o morador no centro das discussões dos processos de desenvolvimento e de melhorias.

“É um prazer muito grande morar no Vila da Serra, por conta das oportunidades que a região oferece como um todo. Este é um bairro bonito, com muitas opções de lazer e de entretenimento. Eu utilizo muito os espaços para as caminhadas e reflexões. No entanto, como tudo na vida não é só felicidade, nós temos aí o incômodo com uma ocupação mais forte dos últimos tempos, e a questão da mobilidade do trânsito que agrava a cada dia mais. Mas, o saldo para mim é bastante positivo, pois é muito bom morar aqui”, relata o Procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares.

Segurança

Ao lado de todas essas facilidades está a segurança. Considerado como um dos bairros mais seguros da Região Metropolitana, o Vila da Serra está prestes a obter todo o seu cercamento eletrônico. Segundo informou o Capitão Negrão, do 1ª Cia da Polícia Militar, houve uma redução significativa do número de ocorrências. A região possui três câmeras de Olho Vivo operando e mais duas prestes a entrar em operação.
“São equipamentos posicionados em locais estratégicos, com tecnologia para a leitura de placas e identificação facial. Além disso, contamos com 168 câmeras de monitoramento com imagens em tempo real compartilhadas pelos condomínios, empresas e comércio. E, há também a base móvel, localizada em frente aos hospitais, que é referência em atendimento à comunidade. É por isso que todos têm essa sensação de segurança, pois temos aqui o nosso efetivo, a inteligência artificial e a parceria com os moradores”, destacou Capitão Negrão.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *