A tecnologia vai proporcionar um aprendizado mais imersivo

A educação, em todos os níveis, deve evoluir para ensinar às crianças as habilidades que precisam para prosperar nesse contexto de mudanças.

O mundo está mudando muito rapidamente. O ritmo das mudanças, especialmente no que diz respeito às novas tecnologias, significa que as habilidades que adquirimos agora, podem estar obsoletas em um futuro próximo. A educação, em todos os níveis, deve evoluir para ensinar às crianças as habilidades que precisam para prosperar nesse contexto de mudanças. Não vai demorar muito para a grade curricular incluir temas como consciência cidadã global, resolução de problemas por meio da inovação e criatividade e habilidades interpessoais, incluindo inteligência emocional, empatia, cooperação e consciência social.
A educação formal mudou muito pouco desde sua origem na época da primeira revolução industrial. Em salas de aula ao redor do mundo, os alunos ainda se sentam de frente para o professor, ouvindo o conteúdo que devem memorizar. O ensino do século XXI deve evoluir em forma e conteúdo. É preciso repensar o “que” e “como” ensinamos.

A tecnologia deve estar a serviço da educação: investimos em inovações tecnológicas que colocam o digital para funcionar a favor do humano, pensando sempre no impacto positivo e transformador na educação”

Márcio Horta, Diretor Geral do Colégio Santo Agostinho

Conteúdos digitalizados e aprendizado online são uma realidade que foi acelerada pela pandemia de COVID-19. Acredita-se em um aumento do aprendizado personalizado, autodidata e autodirigido, ajustado para atender às necessidades de cada aluno. Ao mesmo tempo, cresce como tendência o ensino colaborativo, baseado em projetos e resolução de problemas, que reflete melhor o ambiente de trabalho do século XXI.
A interação com os meios tecnológicos alterou a forma como nos mantermos concentrados. Estudo da Microsoft mostra que, agora, temos um tempo médio de atenção de cerca de oito segundos. No futuro, a educação precisará ser entregue como conteúdo conciso e fácil de consumir. O que abre as portas para o uso da própria tecnologia para proporcionar um aprendizado mais imersivo, utilizando-se a realidade virtual e a realidade aumentada para dar vida aos tópicos e imergir os alunos em um assunto.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *