Instituição, que iniciou as atividades em 1934, em Belo Horizonte, possui unidades na capital mineira, em Nova Lima, Contagem e, recentemente, anunciou sua chegada à Divinópolis
Com o propósito de transformar vidas por meio da educação, o Colégio Santo Agostinho mantém sua tradição formando gerações e gerações de mineiros. A Instituição, que completa 90 anos de história, está com uma agenda de celebrações durante todo o ano. No último dia 28 de agosto, foi realizada uma missa em celebração ao Dia de Santo Agostinho na Unidade Belo Horizonte, situada na Avenida Amazonas, para a comunidade escolar.
No dia 31, haverá a tradicional Festa dos Ex-Alunos, um evento especial e exclusivo para que ex-alunos e suas famílias se reencontrem, revivam os bons momentos e reencontrem colegas e professores que marcaram as melhores lembranças da época de escola. Já no dia 3 de setembro, o Colégio realizará um espetáculo para convidados, no Palácio das Artes, em celebração aos 90 anos de história e à rica cultura de Minas Gerais. Intitulado “Alma Mineira, Espírito Agostiniano: Uma Celebração em Concerto”, o evento contará com a participação de alunos e colaboradores da instituição.
Além da primeira Unidade na capital mineira, a Instituição possui unidades no bairro Gutierrez e nos municípios vizinhos de Contagem e Nova Lima, na região metropolitana de BH. Há um ano, as unidades do Colégio Santo Agostinho e as escolas sociais agostinianas se estabeleceram como Rede Lius Agostinianos. “A atuação em rede foi instituída com o objetivo de levar para milhares de crianças e jovens uma educação impulsionadora, a partir de novas unidades e soluções educacionais atuais, inovadoras e centradas no educando”, explica Márcio Horta, diretor-geral da Rede Lius. Como parte do plano de expansão, recentemente, foi anunciada a chegada do Colégio na cidade de Divinópolis, no centro-oeste mineiro, em 2025, além da construção uma unidade no Alphaville Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, em um futuro próximo.
Celebrações – As comemorações dos 90 anos do Colégio tiveram início em 4 de abril com a tradicional missa de Páscoa, na Unidade BH. No dia 8 de junho foi realizada uma manhã esportiva e dançante, que reuniu mais de 200 ex-atletas e ex-integrantes do Grupo Sarandeiros, proporcionando um reencontro repleto de boas memórias.
As tradicionais Festas Juninas do Colégio Santo Agostinho, realizadas nas quatro Unidades durante o mês de junho, novamente, foram um show de arte, cultura, diversão e, também, de solidariedade. Em uma ação pastoral, os ingressos para os festejos foram trocados por kits escolares, que foram enviados para crianças e adolescentes das famílias vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. A iniciativa, que contou com a participação de alunos, pais, colaboradores e toda a comunidade escolar, resultou na arrecadação de 20.060 kits escolares. Cada kit continha entre 5 e 7 itens de material escolar, totalizando mais de 100 mil itens. Na Unidade Belo Horizonte, colaboradores que fazem parte da história de 90 anos do Colégio foram homenageados durante a festa.
Já no dia 31 de julho, foi realizada a inauguração do Memorial Agostiniano, na Unidade BH, uma homenagem à rica história, tradição e legado do Colégio, destacando sua credibilidade e confiança conquistadas ao longo de quase um século. O espaço pode ser visitado por toda a comunidade educativa.
“Essa história, dos 90 anos, está dentro de outra que começa no ano de 354, com o nascimento de Agostinho, são mais de 1670 anos de história. Nosso legado é feito de pessoas. Gente que, com determinação, tornou o sonho possível: lideranças, professores, freis, colaboradores, alunos, famílias e benfeitores. Por isso, o memorial traz também fotos dessas pessoas, não apenas nomes conhecidos, mas também aqueles que, muitas vezes de forma invisível, contribuíram para a realização deste sonho”, enfatiza o diretor institucional da Rede Lius, Clovis Oliveira.
Gente que forma gente – Como parte das ações dos 90 anos, o Colégio Santo Agostinho, em sua Campanha de Novos Alunos 2025, tem o mote central baseado no posicionamento do Colégio: gente que forma gente. Um conceito que faz parte da história da instituição, já repertoriado e conhecido por todos da comunidade escolar, de pais a alunos, de ex-alunos a colaboradores.
“Educar pessoas é missão para a vida toda e diz respeito a toda comunidade. Por isso, o Colégio Santo Agostinho acredita no preceito “gente que forma gente”, que tem como princípio a tradição agostiniana, baseada na educação como indutora da formação de cidadãos preparados para a vida”, ressalta Márcio Horta.
O Colégio Santo Agostinho possui cerca de 8.500 estudantes nas unidades Belo Horizonte, Gutierrez, Contagem e Nova Lima. No processo de formação, o estudante contempla a vida e o mundo, reconhecendo os saberes, as ciências, os costumes e aprendizagens que lhe antecederam, entendendo-se como parte integrante de uma comunidade.
Formar pessoas preparadas para os desafios da vida é uma marca da excelência do trabalho da Instituição, comprovada pelos grandes resultados dos seus estudantes. Em 2023, mais de 93% dos alunos foram aprovados em universidades públicas e privadas. Mais de 5700 estudantes participaram de olimpíadas do conhecimento, resultando em 870 medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa.
Investindo em uma educação integral e inovadora, alinhada à alta qualificação dos professores, o Colégio Santo Agostinho conta com biblioteca moderna, salas de artes, laboratórios de física, química, biologia e informática, quadras poliesportivas, e muito mais. “Tudo isso em pleno funcionamento para que possamos preservar nossos ideais agostinianos sem nos distanciarmos dos avanços tecnológicos, possibilitando a formação de cidadãos com visão de futuro e preparados para os desafios do mundo contemporâneo”, pontua Clovis.
Deixe um comentário