Fundação Torino passa a aplicar prova para ingresso em universidades italianas

A Fundação Torino, Escola Internacional de Nova Lima, em colaboração com a Università di Bologna, implementou a prova TOLC (Test OnLine CISIA) para alunos dos últimos anos da Scuola Superiore. Esta iniciativa visa proporcionar aos estudantes a oportunidade de ingressar em universidades integrantes do consórcio CISIA, facilitando o acesso a instituições renomadas como a própria Universidade de Bologna.

Para conduzir a primeira aplicação das provas, a Fundação recebeu, no último dia 4 de junho, a visita de Enrico Lodolo, diretor da área de informação, e Rebecca Micheletti, responsável pelo setor de tecnologias para a inovação didática da Universidade de Bolonha. Este momento representa um avanço significativo na preparação acadêmica dos alunos da Fundação Torino.

A partir do ano letivo de 2023/2024, os alunos dos 3º e 4º anos da Scuola Superiore têm a possibilidade de realizar a prova TOLC-Bologna diretamente na escola. Desenvolvido pelo consórcio de universidades italianas CISIA, o TOLC é um teste de admissão que avalia os conhecimentos mínimos exigidos para o ingresso em cursos superiores e orienta a escolha do caminho universitário mais adequado para cada estudante.

“O que torna o TOLC tão importante é a possibilidade de ser admitido em diversos cursos universitários de várias universidades italianas com apenas uma única prova. Por exemplo, com o TOLC de engenharia, é possível garantir uma vaga em todos os cursos das áreas tecnológica e científica”, explica Enrico Lodolo.

A prova foi oferecida gratuitamente a todos os alunos da Fundação Torino. A pontuação obtida é válida por dois anos, permitindo que os alunos do 3º ano possam utilizá-la para inscrição em faculdades italianas até 2025, sem a necessidade de refazer o exame.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *