A educação ambiental é todo aquele processo que nos permite construir valores sociais, habilidades, conhecimentos, competências e atitudes de conservação ambiental, sendo ela um fator comum essencial à nossa vida e a sustentabilidade do planeta.
Compreender que ela tem por base o saber indispensável por fazer parte de uma consciência pautada em novos princípios e valores que devem ser pensados no âmbito interdisciplinar em todos os níveis da educação e encontrar-se em uma relação constante e direta entre comunidade escolar e extra escolar, é fundamental para uma percepção de um fator social, cultural e educacional.
É necessário conhecer essas percepções das pessoas sobre o meio ambiente, e assim identificar suas representações sociais, ver possíveis equívocos, e consertar suas idéias, através da educação ambiental. Assim, o trabalho educacional passa a ser uma medida essencial, necessária e de caráter emergencial, pois a maior parte dos desequilíbrios ecológicos está relacionado às condutas humanas inadequadas impulsionadas por apelos consumistas, que geram desperdício, bem como ao uso descontrolados dos bens da natureza.
Entende-se que a escola, um espaço social capaz de formar consciências, tem um papel importante no processo da educação e não deve ser apenas uma transmissora de conceitos biológicos e sim um meio para facilitar a compreensão das interrelações pessoais entre si e destas com o meio ambiente.
A importância da educação ambiental nos anos iniciais facilita que a criança tenha um aprendizado e maior absorção dos conhecimentos e acontecimentos. A educação de qualidade leva a formação de cidadãos mais críticos, responsáveis e capacitados.
Muitas das vezes os educadores se prendem nas disciplinas pré-estabelecidas, e que por serem extensas, acabam não conseguindo incluir uma abordagem mais direta voltada ao meio ambiente. Muitos professores não se sentem na obrigação da aplicação de um tema transversal, embora este seja de extrema importância.
Vale lembrar, que a história do homem se iniciou com suas relações com a natureza, desde os primórdios apenas com utilização da mesma para a sua subsistência, mas a partir da Revolução Industrial vimos os impactos das ações antrópicas sobre o meio ambiente e isso nos preocupou muito. Depois disso, observou-se um divisor de águas e o início de algumas conferências, através Organização das Nações Unidas (ONU), em busca da preservação e conservação ambiental.
Aprender com os acertos e erros do passado para construir um futuro que contemple as novas gerações com um meio ambiente equilibrado só será possível através da educação ambiental, ferramenta esta que abre novas perspectivas para o desenvolvimento sustentável e consequentemente para a melhoria na qualidade de vida.
Trabalhar temas tão importantes desde cedo, como cuidar do meio ambiente através de ações individuais e coletivas, e ainda desenvolver práticas que possam acompanhar a vida toda garantem um ambiente mais saudável e sustentável.
Deixe um comentário