A Prefeitura de Nova Lima deu um passo para aprimorar a coleta seletiva em colaboração com a Associação dos Catadores de Papel e Materiais Recicláveis.
O Seminário da Coleta Seletiva, realizado na Casa do Educador, no ultimo dia 17, marcou um avanço significativo na gestão de resíduos sólidos em Nova Lima. Com diagnósticos detalhados sobre atores sociais e setores de reciclagem, incluindo cooperados, associados e sucateiros, o evento reuniu representantes da Associação dos Catadores de Papel e Materiais Recicláveis (Ascap), catadores individuais, deposeiros, autoridades locais e estaduais, além de estudantes, empreendedores e empresas da região.
Durante o seminário, a Lei 1804/2004, que estabeleceu a Coleta Seletiva na cidade, foi tema de debate, além de uma Palestra Magna. O evento não se limitou apenas a atividades técnicas, incrementou a ocasião uma exposição de produtos artísticos feitos a partir de materiais recicláveis.
Para encerrar o evento em grande estilo, o Trio Amadeus presenteou os participantes com uma apresentação cultural, abrilhantando o final da tarde e enriquecendo o encontro.
Prefeitura fortalece parceria com a Ascap
A Prefeitura de Nova Lima deu um passo para aprimorar a coleta seletiva em colaboração com a Associação dos Catadores de Papel e Materiais Recicláveis (Ascap), renovando o contrato de prestação de serviços em outubro de 2023.
Essa renovação reafirma o compromisso da Prefeitura com a inclusão social dos catadores e o fortalecimento da cadeia de reciclagem no município. Reconhecendo o papel essencial dos catadores na logística reversa de resíduos sólidos, o governo municipal destaca sua importância, ao reconhecer sua relevância ambiental.
Em dezembro de 2023, os catadores e os servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente se reuniram com o prefeito João Marcelo e Ministério Público para apresentar a nova identidade visual, parte do processo de revitalização do serviço de coleta seletiva no município.
O papel de cada um no processo de reciclagem
A Ascap assume a responsabilidade pela coleta seletiva, triagem e encaminhamento dos materiais recicláveis, enquanto a Secretaria Municipal do Meio Ambiente acompanhará e fiscalizará o contrato para assegurar a qualidade e o cumprimento adequado dos serviços.
A coleta de recicláveis ocorre diariamente, seguindo um cronograma por bairro e oferecendo flexibilidade para atender eventos, pontos específicos e demandas sazonais, conforme solicitado pela Prefeitura. Os materiais coletados são comercializados pela Ascap, gerando renda para pagamento do trabalho das triadoras e prensistas.
Uma inovação no contrato é a remuneração da Ascap, considerando não apenas a tonelagem de material recolhido, mas também a quilometragem percorrida. Isso será possível por meio do uso de GPS nos veículos, fornecendo dados em tempo real sobre rotas, distância e tempo de movimentação diária. Essas informações validam as medições dos serviços com base em métricas de distância, garantindo uma remuneração justa e melhorando a gestão dos serviços.
Essa alteração contratual traz impactos sociais e econômicos significativos, proporcionando aos catadores um ganho adicional de R$700,00 já no primeiro mês de implementação, elevando sua dignidade e melhorando suas condições de trabalho.
Impacto positivo em números
A coleta seletiva realizada pela ASCAP tem mostrado resultados positivos em Nova Lima. O serviço abrange 33 bairros, na área central e nas regiões Noroeste, Norte e Nordeste, a iniciativa estabeleceu metas mensais realistas, visando alcançar 99 toneladas de materiais recicláveis, percorrendo 4.600 quilômetros para atender 18.786 habitantes.
Entre outubro e dezembro de 2023, a coleta seletiva municipal recolheu um total de 222,7 toneladas de materiais recicláveis. A projeção é de cerca de 600 toneladas a cada semestre, considerando o aumento na coleta durante as datas festivas.
Essa prática preserva o meio ambiente e fortalece a economia local ao valorizar o material reciclável como um bem econômico, evitando custos de aterramento.
O seu papel na coleta seletiva
A participação de cada morador é muito importante para o sucesso da coleta seletiva em Nova Lima. Separar e disponibilizar os resíduos nos dias programados é essencial.
Ao separar corretamente os materiais recicláveis do lixo comum, o morador facilita o trabalho dos catadores, contribuindo para um processo de triagem mais eficiente. Isso não apenas agiliza a reciclagem, mas também reduz riscos à saúde e possíveis acidentes dos catadores.
Deixe um comentário