Cidade se destaca com políticas públicas inéditas, de olho na indústria 5.0 e nas novas possibilidades do mercado de tecnologia
A tecnologia está nos aproximando do futuro de maneiras que antes só imaginávamos nos filmes de ficção científica. Quando pensaríamos que os aparelhos domésticos poderiam estar todos interconectados e executar tarefas apenas por comandos de voz? A tecnologia saiu das telas e virou realidade. Máquinas e a inteligência artificial já trabalham de mãos dadas com seres humanos, conciliando a precisão robotizada com nosso pensamento criativo. Essa é a essência da Indústria 5.0.
Atenta a este cenário, a Prefeitura de Nova Lima vem desenvolvendo uma estratégia inédita, preparando a cidade para as grandes oportunidades desta nova realidade.
O Governo Municipal vem capacitando a população para o mercado de tecnologia, gratuitamente, investindo em iniciativas inovadoras e, agora, surpreende ao dar um passo inédito no Brasil, lançando a primeira escola municipal voltada à robótica industrial e programação.
1ª Escola Municipal de Robótica do Brasil
Uma formação completa em robótica industrial e programação para jovens e adultos, com metodologia exclusiva desenvolvida em conjunto com instituições de peso no país. Esta é a proposta da Escola Municipal de Robótica de Nova Lima para formar profissionais de referência para brilhar na indústria 5.0.
O curso foi desenhado especialmente para Nova Lima pela Fiemg – a Federação das Indústrias de Minas Gerais, e será operacionalizado pelo Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Também participaram da elaboração profissionais do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, e da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas.
A formação é apresentada em trilhas de ensino que envolvem cursos na modalidade: iniciação, aperfeiçoamento, qualificação, técnico e especialização técnica. O aluno pode fazer a formação completa, se inscrevendo para todas as modalidades, ou optar por fazer os cursos separados.
As aulas serão ministradas em um espaço robotizado, composto por salas especiais com tecnologia de ponta, além de duas salas de aula computadorizadas. Ao todo, serão 1500 matrículas disponíveis para a formação em robótica industrial e 1100 matrículas para programação, na primeira fase.
A iniciativa contou, no total, com o investimento de mais de R$6 milhões pela Prefeitura de Nova Lima.
Carreiras Tec+
O desenvolvimento é medido também pelo quanto de mão-de-obra local a cidade é capaz de oferecer para o próprio mercado, fomentando o ciclo econômico local. A Prefeitura quer ver o profissional nova-limense dar match com as empresas instaladas no município. E quanto mais atraímos tecnologia, mas precisamos investir em capacitação da nossa população.
O Carreiras Tec+ é um dos programas da Prefeitura de Nova Lima para qualificar seus profissionais com esse objetivo. No total, são onze opções de cursos oferecidos gratuitamente pelo município, dentre eles Biotecnologia, Informática, Automação e muito mais.
O programa é voltado para pessoas com 16 anos ou mais, que estejam matriculados e frequentes a partir do segundo ano do ensino médio, ou até que já concluíram a etapa escolar.
Aceleração de Startups
As startups estão rapidamente se consolidando como o futuro do mercado em diversos setores da economia. Essas empresas emergentes buscam soluções inovadoras, aproveitando os avanços tecnológicos para criar produtos e serviços com potencial para mudar a forma como vivemos e trabalhamos. E para fomentar esse mercado, é preciso que mais recursos financeiros e talentos sejam direcionados para as startups.
Por isso, a Prefeitura de Nova Lima criou o iNovaStartup, um programa que prevê bolsas e subvenção, com verba de incentivo à instalação, para essas empresas, totalizando 550 mil reais de investimento municipal. Para receber a subvenção, foram avaliados os critérios de potencial de mercado, de gerar valor para o município de Nova Lima e região, impacto socioambiental e evolução do negócio ao longo do programa.
O objetivo da iniciativa é promover o crescimento das startups, ajudando-as a saírem do estágio inicial, amadurecendo seu negócio e auxiliando também no processo de captação de recursos.
Digital Pack
A tecnologia tem feito o mundo mudar da noite para o dia, mas tem coisa que não muda, uma delas é que a propaganda segue sendo a alma do negócio. E, na era do digital, o visual das empresas têm sido cada vez mais determinantes para direcionar a escolha dos consumidores. Quem sai perdendo, na maioria dos casos, são os MEIs, micro e pequenas empresas que não contam com profissionais próprios de comunicação ou saldo para terceirizar esse serviço.
Para auxiliá-las neste quesito, a Prefeitura de Nova Lima criou o projeto Digital Pack, que oferece o serviço gratuito de identidade visual corporativa. O pacote inclui criação de nome, logotipo, material gráfico, pacote de posts para redes sociais, manual de marca, além de consultoria sobre a importância e aplicação da identidade visual.
Programa iNovaTech
Sempre que você vir essas iniciais tem o Programa iNovaTech da Prefeitura. É o primeiro programa de inovação da história da cidade. Ele é composto por cursos e mentorias sobre tecnologia e inovação, para diversos públicos; e também por projetos de pré aceleração e aceleração de startups.
As inscrições para o InovaTech são permanentes e podem ser feitas pelo site, acessando novalima.mg.gov.br. Uma lista de espera é criada, e os inscritos são chamados à medida que novas turmas são abertas.
Conheça os cursos
iNovaNegócios: foco na aquisição de conhecimentos e ferramentas necessárias para transformação de Micro e Pequenas Empresas (PMEs), com o objetivo de desenvolver ferramentas digitais e automação de processos.
iNovaVocê: desenvolvimento das competências empreendedoras dos participantes. Na pauta, empreendedorismo, negócios digitais e finanças. Além dos conteúdos, o curso privilegia a troca de experiências.
iNovaVocê+: foco em noções básicas de redes sociais. Conteúdo sobre ferramentas digitais, notícias falsas, crimes cibernéticos, entre outros.
iNovaIdeias: desenvolve soluções inovadoras para desafios enfrentados pelos nova-limenses, por meio da metodologia conhecida como Design Thinking – busca de novas soluções de maneira colaborativa. Geração de soluções com o pensamento centrado no cliente/usuário.
iNovaStartups: proporciona um ambiente de desenvolvimento de produtos e serviços por startups, e também das competências empreendedoras dos participantes. Prepara a startup para os primeiros passos no mercado e a ajuda a amadurecer seu negócio, auxiliando também no processo de captação de recursos.
Comments (2)
Qual o endereço da Escola Municipal de Programação e Robótica Industrial? Obrigada
R. Santo Antônio, 40 – Olaria, Nova Lima